sábado, 12 de março de 2011

FERNANDA CUNHA,O TALENTO BRASILEIRO QUE VEM CONQUISTANDO O MUNDO

Por Bruno Negromonte

Oriunda de uma família pra lá de musical, Fernanda Cunha já nasceu envolta com a boa música popular brasileira. Sua árvore genealógica inclui desde a sua avó materna, Maria Aparecida Correa Costa, pianista e professora de piano e canto coral do Conservatório de Juiz de Fora; suas tias e compositoras Sueli Costa e Lisieux Costa até chegar a sua herança genética mais arraigada que era a sua mãe, a cantora Telma Costa. Telma aos 15 anos já fazia duetos com Chico Buarque em canções como "Sem fantasia" e em 1980, gravou em dueto com o mesmo a canção "Eu te amo", parceria do compositor com Tom Jobim e que sem dúvida alguma é a lembrança mais constante daqueles que conhecem as escassas gravações da artista, apesar do belo álbum lançado por ela em 1983. Lastimavelmente, Telma faleceu de maneira prematura mas deixou como legado a sua pequena obra e a sua sucessora que vem cumprindo a risca essa difícil missão de fazer parte de uma família tão seleta.



Mesmo graduada em Psicologia Fernanda Cunha não resistiu aquilo que literalmente está em seu sangue e resolveu enveredar em definitivo para a música depois de sua primeira apresentação no Rio ao final de 1997. Suas apresentações tornaram-se cada vez mais constantes e ela começou a se apresentar em diversos espaços no Rio, como o extinto Mistura Fina e o Vinícius Piano Bar, por exemplo. Tudo isso sempre acompanhada por excelentes instrumentistas como o violonista Bilinho Teixeira, o pianista Helvius Vilella, a pianista Camilla Dias, o também pianista João Carlos Coutinho, o baixista Lúcio Nascimento e o baterista Adriano de Oliveira até o momento em que ela partiu para uma longa temporada no exterior, mais precisamente nos EUA, morando em Cleveland a partir do ano 2000. Em terras americanas, Fernanda resolve estudar canto no Cleveland Institute of Music, em Ohio.
Lá nos Estados Unidos Fernanda atuou como vocalista do grupo Brasil e com o violonista Michael Manderen, participou de alguns festivais de jazz (como o Blossom Summer Festival, Rock and Roll Hall of Fame e Shaker Square) acabou gravando o seu primeiro álbum intitulado "O tempo e o lugar" e que foi lançado em 2002 (mesmo ano em que resolve voltar para o Brasil) e contou com a participação de nomes como Márcio Hallack e Kip Reed como arranjadores, ip Reed (baixo), Matt Perko (bateria) e Gary Aprile (violão). Neste álbum gravado ao vivo no Clockwerke Studios, em Cleveland, ela procura dar vazão a interpretação de artistas que a influenciaram como Ivan Lins, Djavan, Toninho Horta entre outros.

Menos de dois anos depois, em janeiro de 2004, Fernanda grava seu segundo disco que procurou abordar a obra específica de dois grandes nomes da MPB: o grande instrumentista, cantor e compositor Johnny Alf e a fenomenal tia Sueli Costa. O disco foi intitulado "Dois corações" e vem com as luxuosas participações de Johnny cantando "Luz eterna", e Sueli Costa canta "Bóias de luz". Além de contar com os arranjos de Cristóvão Bastos, João Carlos Coutinho, Jorjão Carvalho e Camilla Dias. Mesmo sendo uma produção independente, "Dois corações" abriu as portas de importantes palcos no Brasil e a sua primeira turnê no Canadá, em 2005.



2007 seria o ano em que Tom Jobim faria 80 anos, e em homenagem ao maestro soberano Fernanda juntou sua belíssima voz a técnica do violão de Zé Carlos e prepararam o álbum denominado "Zíngaro"(O título do disco remete ao nome original de “Retrato em branco e preto”, nome original da primeira composição da dupla); um álbum de voz e violão com as 10 canções compostas por Chico Buarque e Tom ao longo de suas veredas musicais. Diferentemente do álbum anterior, o disco foi distribuído em todo território nacional pela gravadora CID e isso expôs ainda mais o talento incontestável de Fernanda Cunha a partir de diversos shows em diversas regiões do país e a sua participação em programas de televisão. Ainda no ano de 2007 retorna ao Canadá para se apresentar em diversos festivais de jazz de Vancouver, Edmonton, Calgary, Edmonton, Toronto e fez também todo o circuito das cidades de British Columbia. De 2007 em diante sua relação com o Canadá se estreitou ao ponto de todos os anos Fernanda passar um período do ano em terras canadenses.



A Excelente receptividade do público canadense em suas apresentações desde 2005 e sua relação tão intensa e próxima do Canadá acabou suscitando em Fernanda a ideia de gravar um álbum unindo canções dos dois países.
O disco Brasil-Canadá (que você pode adquirí-lo clicando na imagem do álbum) foi gravado em Edmonton (Canadá) no inicio de 2009 com os músicos canadenses Mike Lent (contrabaixo) e Sandro Dominelli (bateria), e o brasileiro Ricardo Rito (piano) e traz compositores como Sueli Costa, Noel Rosa, Marcio Hallack, , Joni Mitchel, Bruce Cockburn, Shelton Brooks, Alex Kramer, e Mike Lent. Mostrando seu lado autoral, A cantora assina duas faixas: “Quanto tempo faz” (c/ Mike Lent) e “Amanheceu” (c/ Ricardo Ritto e Luiz Sérgio Henriques). A produção do álbum ficou a cargo da Fernanda e do baixista Mike Lent.

Além do Brasil, Estados Unidos e do Canadá, Fernanda tem conquistado espaços fora das américas, pois tem intensificado suas apresentações em países como Portugal (Lisboa, Cascais, Porto), Espanha (festival Jazz Iberia,Badajoz), Austria (Ig jazz festival em Viena) , Malásia (Borneo Jazz festival) . E assim Fernanda vem conquistado o mundo; com talento, simplicidade e uma árvore genealógica que faz jus a essa conquista.

Discografia Fernanda Cunha:
- O tempo e o lugar (2002)
- Dois corações- Fernanda Cunha interpreta Johnny Alf e Sueli Costa (2004)
- Zíngaro - Fernanda Cunha e Zé Carlos interpretam as parcerias de Tom Jobim e Chico Buarque (2007)
- Brasil Canadá (2009)

Conheça também:
www.fernandacunha.com
www.myspace.com/fernandacunha

Contato para Shows:
(11) 3083-4628 / 9813-8508

0 comentários:

LinkWithin