sexta-feira, 4 de março de 2011

HUGO MARTINS, A VOZ DO FREVO PERNAMBUCANO

A voz do radialista Hugo Martins é uma das poucas a promover o frevo nas rádios do Estado. Há mais de 40 anos, ele comanda o programa "O Tema é Frevo", da Universitária FM, cujo diferencial é promover esse tipo de música o ano inteiro. Durante esse tempo, formou ouvintes fiéis, que compartilham o amor pela música brasileira de Carnaval. "Eles nos propõem grandes desafios, pedindo marchinhas e músicas que não existem mais. Só conseguimos atender aos pedidos porque o acervo de LPs da rádio está sendo passado para CD em vez de ser destruído, como fez a maioria das emissoras". Fora o conjunto de acervos das Rádios Universitárias AM e FM, Martins guarda cerca de mil discos em sua coleção particular, divididos em frevos, bandas de música e trilhas sonoras de cinema, outras duas paixões.

O paraibano de Rio Tinto chegou a Pernambuco em 1948, aos 11 anos, e se impressionou com a música pernambucana tocada nas rádios da época. A carreira do radialista começou em 1956, na Rádio Clube, como operador de som. De lá, colecionou passagens pela TV Jornal, Rede Globo e TV Universitária. Embora seja conhecido mais pela resistência em dedicar toda a sua carreira à valorização da música pernambucana, Hugo Martins também prestou grande contribuição à Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, onde faz a sonoplastia desde 1970.

O radialista também se revelou como compositor de frevo desde o início dos anos 80, tendo lançado um disco com o conjunto de sua obra. "Após a comemoração de cem anos de frevo, talvez a mobilização acabe, mas vamos continuar nosso trabalho". Seu programa mais conhecido não se limita a executar as músicas, mas tambpem abre espaço para entrevistas de talentos consagrados, além de revelar novos compositores. Além de"O Tema é Frevo", Martins também realiza os programas "Música de Cinema", com trilhas sonoras da sétima arte, "Evocação e as Bandas de Música de Todo o Mundo".

“Em todas as épocas do ano se ouve música popular brasileira. E frevo é música popular brasileira!”. Com essa mensagem, e sob o comando de Hugo Martins, o programa “O tema é frevo”, completa 40 anos de história na música pernambucana. No ar desde 10 de outubro de 1967, primeiramente pela Rádio Universitária AM, e depois pela FM, Hugo Martins não imaginava que “O tema é frevo” pudesse ter uma vida tão longa. “O programa está durando todo esse tempo porque é em uma rádio da Universidade, que tem compromisso com a cultura. Em outras emissoras, o programa já teria acabado”, diz.

Hugo comenta o fato de muitos não darem valor ao frevo. “É como se tivessem vergonha. Mas como os ouvintes podem conhecer mais as músicas se as rádios não tocam?”, questiona o radialista, que lembra que passou a gostar de frevo porque ouvia nas rádios. Ele afirma que o frevo é a música que representa Pernambuco no Brasil e no mundo. “É um ritmo fascinante e alegre, que não tem igual no mundo”, afirma. “Não gosto quando dizem que ele vai morrer, ou então, que nasceu na Bahia, pois o frevo nasceu em Pernambuco e não está morrendo”, diz.

Aposentado, mas sem parar de trabalhar, Hugo Martins tem as gravações de todos os seus programas no acervo do Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco, fundado por ele em 1986. Ele também produziu, a partir de 1977, a série de discos “O tema é frevo”. Nessa época, Martins se tornou compositor, quando Correia de Castro, o diretor musical dos discos, sugeriu que ele fizesse um frevo. Entre as criações, estão “A esperança se esvai” e “Saudade de Rio Tinto”.

Hugo Martins apresenta “O Tema é Frevo” aos sábados e domingos, em todas as épocas do ano, às 16h, pela Rádio Universitária FM 99,9.

0 comentários:

LinkWithin