quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A CATARSE MUSICAL DE PEDRO MORAES

Com uma carreira em ativa expansão no exterior desde o início dos anos 2000, o cantor e compositor carioca vem divulgando o seu primeiro disco, trabalho este que, segundo o jornal norte-americano Boston Globe, já é um dos dez melhores cd's, a nível mundial, de 2012.

Por Bruno Negromonte


Apesar da dubiedade sugerida pelo título do álbum, o primeiro registro fonográfico do carioca Pedro Moraes, batizado de "Claroescuro", sabe tanto o recado que quer transmitir quanto qual é o seu quinhão dentro da música popular brasileira contemporânea. Imbuído dos mais genuínos ritmos brasileiros tal qual o xote, o samba e outros, o artista mostra-se que mesmo tendo os pés fincados nas mais tradicionais raízes musicais do Brasil a sua cabeça germinou e hoje ele segue por veredas distintas, aliando suas reminiscências sonoras as novas tendências universais e, acima de tudo, atuais. "Claroescuro" é um projeto que veio ganhando forma nos últimos cinco anos e hoje colhe os frutos desse meticuloso desejo, particularmente no exterior, onde o artista vem sedimentando uma exitosa carreira em lugares como Espanha, Sri Lanka assim como também em alguns países da Europa. Inclusive, o seu disco, tornou-se o primeiro álbum brasileiro a ser distribuído por um selo indiano: o Rock´nd Raaga.

O artista vem ganhando notoriedade a nível nacional desde a sua participação no programa Global "Som Brasil", onde em meio a renomados artistas deixou a sua marca de maneira bastante pessoal e positiva interpretando clássicos do cancioneiro brasileiro compostos pelo sambista Cartola, canções como "Ensaboa" e "Cordas de aço" ganharam um registro bastante peculiar na voz do cantor e compositor, que mesmo veio a ganhar uma maior projeção. Carioca de nascimento, Pedro Moraes surgiu no cenário carioca fazendo as suas primeiras incursões pelos palcos, por volta do ano de 2000, já como cantor e compositor. É desse período a sua primeira turnê internacional, quando foi primeiro ao México apresentar-se junto a cantora de jazz Magos Herrera, artista esta que gravou duas composições de autoria de Moraes e que obtiveram sucesso tanto de crítica quanto de público, rendendo ao compositor brasileiro propiciando assim a sua ida ao México e posteriormente aos EUA, onde apresentou-se em locais como o Zinc Bar e Nascimento. A partir daí fundou e participou ao longo de dois anos do grupo Umbando e de espetáculos como "Confraria da Música Livre" e "A Lira e a Lâmina" nos idos anos de 2001. Isso sem contar a sua participação, como vocalista, do "É com esse que eu vou", grupo expoente dessa nova geração que vem surgindo no tradicional bairro carioca da Lapa, reduto do samba. O grupo foi indicado ao Prêmio TIM (hoje Prêmio da Música Brasileira) como melhor disco de samba do ano de 2007 com o álbum "Samba do Baú" dedicado a canções inéditas dos maiores mestres da história do gênero mais brasileiro (Paulinho da Viola, Cartola, Nelson Sargento e outros).



E Foi a partir de 2007, que a carreira solo de Pedro foi moldando-se e ganhando a forma em que hoje se apresenta, pois foi em julho deste ano que ele finalizou a pré-produção do álbum "Claroescuro", trabalho com o qual vem tecendo os mais diversos elogios e recebendo a rubrica de importantes críticos musicais por todos os lugares que vem se apresentando ao redor do mundo. Lançado a princípio em SMD (tecnologia semelhante ao CD que chega ao consumidor a um preço bastante módico, em média R$ 5,00), com esse preço acessível o disco chegou a expressiva marca de 4000 unidades vendidas. Apos três anos, no início de 2010, o disco foi remasterizado e adicionado a ele algumas faixas bônus, músicas estas que contaram com a adesão de nomes do primeiro escalão da música popular brasileira, e sai em formato digipack como hoje é encontrado em lojas de todo o Brasil (alguns desses endereços podem ser encontrados ao final desta matéria).

A imprensa especializada tem atribuído diversos adjetivos positivos ao trabalho deste artista carioca dentre os quais a classificação como algo sofisticado e ousado a partir de imprevisíveis, densas e sedutoras melodias sublinhadas por um diálogo de instrumentos eruditos. O álbum é, de muitas formas, um porta-voz de sua geração, artistas estes que procuram divulgar seus respectivos trabalhos por intermédio das diversas redes sociais existentes e outras ferramentas tecnológicas. Nesse campo Pedro tem tido êxito, conquistando um lugar de destaque. No site Reverbnation, ferramenta utilizada por mais de 400 mil artistas pelo mundo para gerenciar suas atividades online, Pedro é o número 1 regional nas categorias Jazz e Latino.

O álbum começa com "Xote da manhã", primeira canção gravada pela cantora mexicana  Magos Herrera, posteriormente vem uma salsa/samba intitulado "Marcela", cuja inspiração vem da sensualidade da mulher latino-americana tão expostas nas noites cariocas nos diversos espaços em que o artista se apresentou durante anos. "Receita de canção" vira ao avesso e expõe a visceralidade das palavras de um poeta. No disco há três canções que nos remetem a festa mais democrática existente em nosso país, que é o carnaval. A primeira trata-se de "Carnaval em agosto" (parceria com Thiago Amud) conta a história de um triste e persistente folião a procura do que não há fora do período de momo, "Samba da quarta-feira" foi feita no intuito de prolongar o carnaval ao menos na melodia e versos desta composição. A última canção que aborda o tema chama-se "Coroa e cara", que conta com a participação do cantor pernambucano André Rio, e traz a paixão, de forma análoga, por duas cidades Recife e Rio de Janeiro, a partir de um ritmo genuinamente pernambucano. Há no disco também toada (como "O sonho de Antonieta"), samba (como "Zingareio", que conta com a participação da cantora maranhense Alcione) e Samba-canção ("Canção da despedida"). O disco continua com "Incomunicável", uma canção de extremos onde mostra um poeta dotado de poderes sobre-humanos; "Fina flor" retrata as nuances de um amor e "Samblefe", faixa que não poderia ter título mais apropriado para contar a história de um recalcado amor. As regravações do álbum são "Dora", um dos clássicos do repertório do saudoso Dorival Caymmi (1914 - 2008) e "With a little help from my friends" (Lennon e MCartney) do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" lançado em 1967.




E assim se faz a carreira deste artista, longe dos grandes canais midiáticos, Pedro Moraes traz um trabalho divergente daqueles que hoje são predominantemente mostrados como cartões postais de nossa cultura na abissal realidade em que se encontra a nossa música popular,  mostrando que apesar das dificuldades impostas pelos ditames mercadológicos a chamada "neo MPB" (contexto ao qual está inserido Moraes) não esmorece devido a estes tipos de "compositores de pulso firme", tal qual a definição do jornalista Artur Xexéo para este artista. Que talentos como este não se deixe esvair-se lentamente pelos ditames impostos pela sonoridade regida pelos principais meio de cultura do nosso país e que o grande público tenha a possibilidade de conhecer nomes como este que figura entre as grandes revelações de nossa música.



Maiores Informações:
Sites Oficiais:
Twitter - @claroescuro

Contato:
Assessoria de Imprensa - Fabiane Pereira | Valentina Assessoria de Comunicação e Marketing:
fabiane.pereira@valentinacomunicacao.com.br?
Tel.:(21) 9844.1130 - (21) 8248.5000


O álbum pode ser adquirido através dos seguintes endereços:


Livraria Cultura:

Saraiva:


Salvador (BA):
Livraria Cultura

Fortaleza (CE):
Livraria Cultura

Brasília (DF):
Livraria Cultura - Brasilia - Tel: 0 XX (61) 3410-4033
Livraria Cultura - Brasilia / Lago Norte

Belo Horizonte (MG):
Saraiva MegaStore Independência Shopping
Avenida Independência, 3600
CEP: 36025-290 - Juiz de Fora - MG
Telefone: (32) 3241-2099
Fax: (32) 3241-1614

Saraiva Megastore Shopping Diamond Mall
Av. Olegario Maciel, 1600 - Lojas 16 a 21 - Nivel Bernardo Guimarães Lourdes
CEP: 30180-111 - Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3292-9363 / (31) 3292-9373
Fax: (31) 3292-9124

Saraiva MegaStore Center Shopping Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 1331 - Santa Monica
CEP: 38400-100 - Uberlândia - MG
Telefone: (34) 3210-1068 / (34) 3210-3319
Fax: (31) 3292-9124


Recife (PE):
Passadisco - Tel: 81 3268 0888

Rio de Janeiro (RJ):
FNAC Barra - Tel: 21 2109-2000
Livraria Cultura

Porto Alegre (RS):
Liv. Cultura RS - Tel: 51 3028-4033

São Paulo (Capital) (SP):
FNAC - Tel: 11 4501-3000
Liv.Cultura - Market Place - Tel: 11 3474-4033
Livraria Cultura - Paulista - Tel: 11 3170-4033
Livraria Cultura - Shopp Bourbon Pompeia - Tel:
Livraria Cultura - Villa-Lobos - Tel: 11 3024-3599


Compra Online:

Amazon.com:

0 comentários:

LinkWithin