domingo, 23 de junho de 2013

EM SENSÍVEL AMÁLGAMA SONORO, MAREIKE VALENTIN MOSTRA AO QUE VEIO

Nascida na Alemanha porém profundamente imbuída de brasilidade, a cantora radicada em Blumenau apresenta-nos seu primeiro projeto fonográfico sob a batuta do maestro Leandro Braga

Por Bruno Negromonte



Imbuída de talento e propensa a uma acepção por aquilo que é simples, sensível e marcante, Mareike (lê-se Maraike e que tem por definição ser uma variação de Maria, em holandês) Valentin apesar de ter nascido na Alemanha não deixou que os mais de 10 mil quilômetros que separam nosso país até sua terra de origem intervissem em suas escolhas e referências musicais (isso tudo por conta daquilo que ouvia em casa através dos pais). Foi por intermédio deles que a cantora conheceu os grandes nomes da música brasileira e, de certo modo, concebeu um fascínio por nossa cultura ao ponto de não deixar traços em sua sonoridade de que algum dia passou pelo velho mundo, pois em seu trabalho não há nada de perceptível que remeta a quem o ouve ao continente europeu. É possível afirmar isso porque sua sonoridade é genuinamente brasileira através das diversas peculiaridades que o constitui. O álbum é um debute que, de certo modo, demostra ser uma espécie de acerto de contas com o tempo em que passou longe do Brasil ao longo da infância, um período que apesar da tenra idade da artista foi essencial para delinear nos dias atuais essa espécie de afronto aos seus mais recônditos anseios.

Assim sendo, esse disco não deixa de traduzir também em versos e melodias aquilo que foi acumulando-se ao longo deste, digamos, cerne de sua formação musical quando ainda residia em Rheinfelden, a pequena cidade alemã com pouco mais de 30 mil habitantes, onde a Mareike nasceu e conviveu com a cultura local até a sua vinda para o Brasil, onde cresceu e desenvolveu sua aptidão e predileção pela boa música brasileira. É válido lembrar que ainda na Alemanha a música brasileira já fazia parte de sua rotina, principalmente quando a mãe (nascida em Minas Gerais) resolvia matar as saudades do torrão natal e ouvia diversos artistas, tais quais João Bosco, Chico BuarqueDjavan e tantos outros; sem esquecer é claro de uma de suas principais referências, o cantor e compositor Milton Nascimento e toda a turma do Clube da Esquina que ajudaram de forma bastante intensa a sedimentar  e constituir este mosaico sonoro coerentemente tão bem delineado.



Já no Brasil a teve sua iniciação musical ainda criança quando estudou piano e flauta doce em Pomerode (SC). Foi durante o período em que residia em Pomerode que chegou a participar do Grupo Txai, onde atuou como cantora, flautista e pianista, chegando inclusive a excursionar por quase um mês na Áustria assim como também em sua terra natal, a Alemanha divulgando a música popular brasileira. Sem esquecer de sua participação, no período da adolescência, de diversos coros em Santa Catarina.


Na fase adulta enveredou por caminhos que divergiam daquilo que de fato desejava e chegou a atuar como bancária. Porém seu paixão pela música a fez escolher pela vida artística em tempo integral, quando em 2007 largou a profissão para dedicar-se ao ofício de cantora. Vem deste período a busca por uma excelência naquilo que Mareike decidiu-se a fazer como workshops, oficinas e cursos de curta duração em diversas áreas da música. Fora isso a artista cursou Licenciatura em Música na FURB e dedicou-se ao estudo do Canto Popular, seguimento no qual hoje leciona na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes (além de trabalhar também com preparação vocal). O resultado de todo esse "Know-how" agora pode comprovado através desse álbum homônimo ao seu nome, um projeto de estreia que nasceu sob a forte influência de uma formação musical genuinamente brasileira, principalmente se levarmos em consideração o imprescindível gosto musical de sua mãe, que longe do Brasil matava a saudade do país através dos mais relevantes nomes da MPB.

"Pude gravar lindas canções (todas refletem a música que carrego aqui dentro)". As palavras da artista atestam aquilo que as dez faixas por si só deixam transparecer: canções tecidas com fios de sensibilidade e sutileza, retratando um universo bastante particular da artista em versos e melodias marcantes e que são reafirmadas pelos refinados arranjos do maestro Leandro Braga e as concisas participações de dois grandes artistas: Marco Sacramento e Zé Renato, reiterando a precisa e coerente harmonia, marca tão característica deste trabalho composto por características tão peculiares.

O disco começa com a esfuziante "Menina amanhã de manhã" (Tom Zé e Perna) gravada originalmente pelo autor no álbum "Se o caso é chorar" nos idos anos de 1972. Quarenta anos depois a interpretação da cantora conseguiu manter uma leveza pueril. Transformada em um ijexá a canção retrata, segundo a própria artista, o  seu jeito de ser e de levar a vida. Do pernambucano Pochyua Andrade a cantora interpreta três canções: "Estrada Real" (composta em Minas Gerais (pelo trecho da antiga estrada real que liga Ouro Branco a Ouro Preto) a partir de uma viagem de carro do Recife à Santa Catarina; Em parceria com com Gregory Haertel (marido da cantora) Andrade assina "Duas procissões" e "O teu Começo". A primeira traz como cerne a cumplicidade existente em um casal apaixonado e conta com a participação do cantor e compositor Marcos Sacramento; já a segunda tem como tema o mar e suas peculiaridades, expressando em versos e melodias a forte identificação que a artista confessa ter com o mar. Tendo o mar como tema e seguindo a mesma linha também há "Bóia, bóia" (Suely Mesquita e Lucina). Gregory ainda assina "Só Luiza" (com Leandro e Mareike) e "Valsa incerta" (Com Braga). A faixa "Só Luiza" nasceu de um desejo do maestro e produtor em ver a cantora compor algo para fazer parte do disco. Já  "Valsa incerta" nasceu do desafio de fazer uma letra em menos de 24 horas para a densa melodia apresentada pelo maestro Leandro Braga. Uma belíssima letra impregnada de poesia foi escrita e entregue, fazendo desta faixa uma das mais belas da exitosa parceria.




O disco ainda traz o contagiante samba "De amor, de amar(Telma Tavares), a  toada "Imbora", uma parceria dos cantores e compositores Zé Renato e Pedro Luís que retrata a vida de um poeta que faz da rima a sua companheira. Esta canção que conta com a participação do próprio Zé Renato também encontra-se presente no álbum "Tempo de Menino", primeiro trabalho solo do carioca Pedro Luís e "Passas por mim", canção de autoria de Simone Guimarães a partir do poema de Guilherme de Almeida. A belíssima interpretação torna-se sem dúvida um dos pontos altos do disco.

Patrocinado pela Fujiro Ecotextil, este projeto foi gravado no Rio de Janeiro ao longo de dez meses e a ficha técnica conta com nomes como João Gaspar (violões e guitarras), Jamil Joanes (baixo), Zé Nogueira (sax soprano), Felipe Rosseno (percussão), Thiago da Serrinha (percussão e coros), Zé da Velha (trombone), Paulo Sérgio Santos (clarone e clarinete), Silvério Pontes (flugel horn e trompetes), Leandro Vasques e Mayla Valentin (palmas). Além de nomes citados anteriormente como Gregory Haertel (palmas) e Leandro Braga (pianos, produção e arranjos).


Maiores Informações:
Site Oficial - http://www.mareikevalentin.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/mareikevalentin
Myspace - http://www.myspace.com/mareikevalentin
Twitter - https://twitter.com/mareikev
Youtube - http://www.youtube.com/user/mareikevalentin
Shows - contato@mareikevalentin.com.br
Allmusic - http://www.allmusic.com/album/mareike-valentin-mw0002460525
Rdio - http://www.rdio.com/#artist/Mareike_Valentin/album/Mareike_Valentin/

Vendas online:
iTunes -
https://itunes.apple.com/br/album/mareike-valentin/id570573143
Submarino - http://www.submarino.com.br/produto/112445098/cd-mareike-valentin
Cduniverse - http://www.cduniverse.com/productinfo.asp?pid=8850741
Livraria Cultura - http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30366159&sid=62497516914118248997278718
Amazon - http://www.amazon.com/Mareike-Valentin/dp/B009SLKC9Q
Lojas Americanas - http://www.americanas.com.br/produto/112445098/cd-mareike-valentin
Shoptime - http://www.shoptime.com.br/produto/112445098/cd-mareike-valentin?epar=1767&opn=BUSCADORES&WT.mc_id=jacotei&WT.srch=1

0 comentários:

LinkWithin