domingo, 29 de dezembro de 2013

QUAL É A SUA TRIBO?

Sob o comando de João Taubkin, os músicos Bruno Tessele e Zeca Loureiro, formam o João Taubkin Trio, uma espécie de eixo central onde todas as sonoridades encontram-se de modo uníssono

Por Bruno Negromonte




Anotem esta receita: pegue uma boa dose de baixo acústico, acrescente uma vigorosa bateria e depois misture generosas medidas de guitarras e violões. Pronto! O resultado final é pode ser degustado em nove porções presentes no álbum "Tribo", cujo menu traz características tão peculiares que torna mais que apetitosa a sonoridade produzida por este entrosado trio. Não se pode esquecer ainda que toda receita tem aquele toque especial que a difere de tantas iguais. Neste caso, acrescenta-se ao suingue existente o 'know how' de cada um dos integrantes adquiridos pelos projetos paralelos de cada um. A junção destes individuais temperos dá ao João Taubkin Trio o requinte e a sofisticação necessária para transformá-lo em sinônimo de requinte e prazerA ideia surgiu e ganhou força ao final de 2009, mas só em 2011 é que de fato teve início a trajetória do trio. Neste intervalo João procurou constituir os moldes daquilo que viria a ser o projeto a partir de algumas composições entre outros ajustes que daria ao trio a cara que ele buscava adequando-se a partir da bagagem de cada um dos integrantes. A mescla das diversas influências musicais, gêneros e estilos resultou na instigante sonoridade produzida por este power trio, uma música que não prende-se a rótulos ou fronteiras, distinguindo-se a partir de uma nova concepção sonora que abrange os mais distintos elementos sonoros que vão desde o rock and roll, perpassando pela música africana sem deixar de beber na fonte das influências brasileiras.


João Taubkin, como instrumentista vem agregando vários projetos à sua carreira solo desde 2002, quando participou da gravação do CD "Danças, jogos e canções", da Orquestra Popular de Câmara. De lá pra cá atuou em diversos projetos ao lado de músicos como Beto VillaresGrupo Bongar, Carlos Aguirre (Argentina), Mônica SalmasoMehdi Nassouli (Marrocos), Paulo MouraLéa FreireSibaItamar Doari (Israel), Luiz BrasilMadhup Mudgal (Índia), Laurence Revey (Suíça) entre outros. Além disso, seu nome figura em dezenas de títulos dentre os álbuns lançados nos últimos anos aqui no Brasil. São discos de artistas como 'Circo de pulgas', de Fabio Barros em parceria com o Grupo Grão; 'São Mateus não é um lugar tão longe', do cantor e compositor Rodrigo Campos; o projeto 'Macunaíma Ópera Tupi', da paulista Iara Rennó; Entremeados” (álbum já abordado por nós em outro momento) da musicista Júlia Tygel entre outros diversos projetos. Sem contar que o musicista, além de integrar a banda do pai, participa também de projetos ao lado de nomes como Théo de Barros e chegou a integrar a banda Afroelectro até meados de março deste ano, tudo isso levando-o a apresentações em vários locais tanto no Brasil quanto em países como Áustria, Coréia do Sul, Espanha, Israel, Marrocos, Polônia e  Suíça.
Bruno Tessele nasceu no Rio Grande do Sul e estudou, como aluno bolsista, na conceituada Berklee College of Music, uma das maiores faculdades de música independente do mundo. Atualmente residindo em São Paulo, atua também ao lado de nomes, dentre tantos, como Marcos PaivaJorginho NetoAna GilliSpeakin Jazz Big Band e Eliana Pittman. Ao seu currículo soma-se a experiência de ter tocado ao lado de nomes como Teresa CristinaFilipe CattoArícia MessElza Soares, CéliaWalmir GilThiago Espírito Santo, Raul de Souza entre outros; e a participação em projetos como o CD e DVD “In Concert” do músico Gustavo Assis Brasil, o cd “Na Hora” do guitarrista Michel Leme, o cd Sintoma de Alex Corrêa e Adauto Dias, uma música para a edição Coreana do cd “A Kind Of Bossa” do cantor Rodrigo Del Arc entre outros projetos. Além de todos estes projetos Tessele ainda lesiona no Conservatório Souza Lima e escreve para a Revista Modern Drummer Brasil.

Já Zeca Loureiro, que tem por principais influências nomes como The BeatlesQueen e Stevie Wonder é casado com a cantora Nô Stopa, com a qual forma a dupla folk 2 of uS. Além dessa parceria com a esposa soma-se à sua experiência a participação em projetos com diversos nomes dentro do cenário musical brasileiro como o da cantora e compositora Vanessa Bumagny, o do cantor e compositor Zé Geraldo (com o qual  gravou o DVD Cidadão 30 e poucos anos”) e do ator, poeta, cantor e produtor paulista André Mastro (artista já apresentado em nosso espaço juntamente com o seu projeto Sem Descanso). Vale salientar que o músico é irmão do conceituado multi-instrumentista e compositor Kiko Loureiro, que além de guitarrista da banda de metal melódico Angra, vem atuando também em projetos solos como no DVD que Zeca participa. Como vocalista e guitarrista da banda Jukabala gravou o disco 3 da Madrugada”, tendo a música 'Nós dois' como parte integrante da trilha sonora do programa Sítio do Pica-Pau Amarelo. Além de tudo isso Loureiro também atua na composição de trilhas para filmes publicitários para películas cinematográficas, tal qual a trilha sonora do curta-metragem Minami em close-up foi premiado no Festival Internacional de Cinema da Bahia.



Tribo” chega como fruto do encontro e da soma dessas experiências paralelas e tantas outras vivenciadas por João Taubkin ao longo de quase duas décadas. Imbuído de uma capacidade, digamos  Xamã, ele foi capaz de agregar os elementos precisos nesta alquimia rítmica que faz de cada faixa presente um experimento musical preciso neste “ritual de passagem” como o próprio músico define este seu debute fonográfico. Gravadas (todas ao vivo), mixadas e masterizadas por Zé Godoy. As nove faixas presentes no álbum (todas compostas por João) são resultado de uma extensa gama de influências exercidas pelos inspiradores encontros estrada afora e externadas a partir de suas composições. É possível encontrar os mais diferentes gêneros musicais nesta simbiose sonora sem se que se perca a unidade proposta. Nesta receita há música africana, jazz, música popular brasileira e rock. Empunhando seu baixo Joãoconta neste projeto com os temperos de Ricardo Herz (que toca violino na faixa 'Alô irmãos!') e do seu pai Benjamim Taubkin, ao Rhodes. É válido deixar registrado também que todas as faixas do projeto são ornamentadas com os vocais do seu autor, que sob efeitos diversos não só improvisa mas também transforma esta hibrida receita idealizada por João Taubkin um verdadeiro Manjar dos Deuses.

0 comentários:

LinkWithin