quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

DECO FERREIRA TENTA FIRMAR-SE NO CENÁRIO MUSICAL NACIONAL A PARTIR DE UMA SONORIDADE BASTANTE PESSOAL

Em incursões por distintas variantes da MPB, o artista carioca busca seu lugar ao sol enquanto cantor e compositor

 Por Bruno Negromonte




Há uma grande possibilidade de você, amigo leitor, já ter ouvido falar o nome do artista aqui hoje em questão, pois não vem de ontem o início da carreira de Deco Ferreira, nome este que deu início a sua carreira musical quando ainda encontrava-se muito jovem. Por isso é de se impressionar quando dito que o carioca já traz duas décadas de música em sua bagagem. Nesta jornada o artista traz características que pontuam a sua carreira de modo singular, corroborando de modo substancial para caracterizar o trabalho deste artista carioca a partir dos mais distintos e refinados adjetivos nessa louca odisseia na busca de um lugar ao sol no universo artístico, Deco vem desenvolvendo um trabalho coeso dentro do segmento que escolheu. Vale salientar que o cantor e compositor já participou de algumas bandas da cena musical carioca, dentre elas o grupo de samba Bom Gosto, onde tocou em grandes casas de shows em todo o país e chegou a emplacar sucessos em emissoras de rádio renomadas em diversas cidades brasileiras. Para quem não recorda, o primeiro CD do grupo foi gravado ao vivo por volta de 2007 em um bar na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com um repertório que trazia nomes como Ana Carolina, Antônio VilleroyAlmir Guineto, SombrinhaPaulo César Feital e Altay Veloso; o grupo, em pouco mais de um ano, conseguiu emplacar oito faixas presentes no discos em rádios, entre elas "A Amizade", "Camará", "Ninguém é Dono de Ninguém", "O Amor Chegou" e "Tanta Coisa Pra Falar", o que acabou por fazer do Bom Gosto um grupo de grande aceitação popular em todo o território nacional. Após a sua saída do grupo Deco seguiu no cena musical em carreira solo e já teve a oportunidade de gravar dois CDs, cujo títulos são "Alternativo" e "Meu Chão", este último, de 2009, tornou-se também DVD.



De um jeito inconfundível e persistindo em sua essência, Deco neste seu primeiro DVD homenageia e presta tributo a um grande nome da música brasileira: Cartola. Trata-se de um projeto onde o músico e cantor carioca apresenta sua releitura para as músicas mais aclamadas deste nome que fez-se baluarte do samba e da Estação Primeira de Mangueira. Soma-se a estes números musicais interpretados por Deco um pouco de sua história, fruto de muita pesquisa e trabalho. A gravação deste DVD e deste segundo projeto fonográfico acabou por abrir uma gama de possibilidades ao artista não apenas por reiterar o seu talento enquanto intérprete, mas também por possibilitar a apresentação de um um repertório incrível de compositores consagrados, incluindo também aí 7 músicas autorais. Dentre as composições presentes no disco vale destacar "Quero o Balaio Dela" (parceria entre Felipe Silva e Lincoln de Lima), faixa que chegou a obter o primeiro lugar em emissoras de rádio do Rio de Janeiro. Atualmente Deco continua a fazer a sua estrada e em breve tem por pretensão lançar mais um projeto fonográfico sob a mesma égide que vem pautando a sua carreira: bom repertório, interpretações marcantes e uma sonoridade que flerta com as diversas sonoridades que fundamentam a nossa música popular brasileira. Este novo projeto não destoa dos demais, pois trata-se de uma contínua busca de características que permeiem um trabalho voltado para um público que aprecia uma sonoridade que afasta-se daquilo que é convencional, desalinhando-se do comum mostrando-se aquém do habitual. Sem dúvida a busca dessas características de modo meticuloso é a mais forte e evidente característica presente neste ascendente artista como se pode conferir, em parte, a partir da nova música de trabalho ("Senso raro") que vem sendo divulgada a partir das principais redes sociais existentes.

Em "Senso raroDeco mostra-se lounge, mostra-se pop, mostra-se bossa... Mostra-se um artista integrado com a vanguarda da música popular brasileira assim como também com as bases sonoras que a formam sempre de modo uníssono. É uma sonoridade onde a tradição funde-se com o contemporâneo sem perder a tez da coerência e do bom gosto como muitos poderão conferir após o lançamento previsto ainda para este ano. Muitos apostam que este novo álbum do cantor e compositor trata-se de um projeto que busca servir como um verdadeiro divisor de águas em sua carreira a partir de uma sonoridade peculiar e contemporânea, onde o artista flerta em estilos poucos explorados em sua carreira discográfica e que agora chegam com uma forte proposta dançante, propiciando aquele que tem a oportunidade de ouvir o seu trabalho uma viagem sonora por lugares especiais de liberdade e conquista.

A música permite-se a este favorável contexto. No entanto, apesar de muitos aventurarem-se em busca da fórmula perfeita para esta alquimia constituída pelos mais distintos e pessoais elementos, poucos são aqueles que de fato mostram-se capazes de transcender a essa dimensão onde o inimaginável existe e o intransponível faz-se comum. Deco traz consigo esse passaporte, a chave precisa para este portal onde do outro lado existe uma dimensão maior que as convencionalidades existentes, um lugar onde tempo e espaço perdem o sentido e ganham características e significados mais nobres. Um espaço onde sensações e percepções ganham sentidos maiores e mais significativos; um lugar onde damos uma atenção redobrada para o sensorial e para aquilo ao qual definimos por abstrato. Paragem onde se faz possível atinar para sabores, fragrâncias e texturas diversas sem prender-se a padrões, fronteiras e rótulos e onde é possível nos conectamos com a arte em seu estado bruto, apreciando-a, de modo consciente ou inconscientemente, a partir daquilo que se deduz por música (que no caso de Deco Ferreira transpassa essa simples definição ao mostrar-se parte integrante do seu ser e passa a ser aquilo que pulsa em seu ser e o faz sonoramente maior. Talvez venha daí a força-motriz que o impulsiona e o faz manter-se coerente com a música que defende e acredita apesar de todas as adversidades presentes em sua jornada. Portanto, se de fato a música nos leva ao êxtase sensorial e nos faz transitar na dimensão do tempo e espaço como muitos afirmam, Deco Ferreira nos apresentará a fórmula perfeita para isso muito em breve a partir do seu novo projeto. Resta-nos ansiosamente aguardá-lo, pois sem contra-indicação, a música do artista carioca busca atestar isso de modo intenso e verdadeiro.


Maiores informações:
Contatos - Tel (21) 9 8382 5534

0 comentários:

LinkWithin