quarta-feira, 13 de julho de 2011

A GALERIA DO MENESCAL / 50 ANOS DO BARQUINHO

A galeria que traz Wanda Sá e o sexteto vocal Bebossa vem apresentando um espetáculo baseado na obra do cantor e compositor capixaba Roberto Menescal, que por sinal também se faz presente.

Inspirado na Galeria Menescal, onde o próprio compositor morou por um período, que guarda boa parte da história de Copacabana e dos personagens da nascente Bossa Nova, 50 anos atrás, Roberto Menescal se uniu mais uma vez com a parceira Wanda Sá, que foi sua aluna de violão nos primórdios bossanovistas, e ao grupo vocal Bebossa e criou o espetáculo “A Galeria do Menescal”, que entra agora nas comemorações de 50 anos de criação da música mais famosa de Menescal e Ronaldo Boscoli; O Barquinho, que já soma mais de duas mil gravações em todo o mundo e em vários idiomas.

Se a galeria Menescal pode ser considerada um dos primeiros shoppings do Brasil, com uma oferta grande de serviços, dos famosos kibes a consultórios médicos, o repertório de Roberto Menescal também é bem amplo, e vai além de O Barquinho (Menescal e Boscoli), Vagamente (da mesma dupla) e de Bye Bye Brasil (dele e de Chico Buarque). E é exatamente a riqueza deste repertório que o espetáculo tenta colocar a bordo.

Reconhecidamente, um dos principais compositores da Bossa Nova, Roberto Menescal é das figuras mais atuantes do movimento que ainda navega com desenvoltura pelos sete mares. Ele pode estar no palco com Leila Pinheiro, Andy Summer, Bossacucanova, Cris Delano ou Danilo Caymmi, entre outros contemporâneos ou não de tempos de Bossa Nova.



Como compositor, Menescal tem parcerias além de Boscoli e Chico Buarque, com Costa Neto, Paulo Coelho, Paulo Feital, Nelson Motta, Paulinho Pinheiro, Carlos Lyra e até mesmo Carlos Drummond de Andrade.

A estréia oficial do espetáculo está completando dois anos ao longo deste mês de julho, fato que ocorreu no Centro de Referência da Música Carioca com casa lotada. A pré-estréia aconteceu no dia 3 de julho de 2009, no palco do Liceu Franco-Brasileiro, onde no início da Bossa Nova o próprio Menescal e um certo Roberto Carlos cantaram. Em 2010 foram várias apresentações, algumas dentro do Circuito de Teatros do SESC do Rio de Janeiro.

No palco, Menescal, Wanda, o sexteto e dois violões. E, muita bossa. A intenção é que em cena impere o prazer de navegar no repertório de Menescal.

As músicas são apresentadas em diversas formações: Menescal e Wanda ; apenas o Bebossa a capella, Wanda e o Bebossa, Menescal e o Bebossa e todos juntos.

O BeBossa é formado por Marcela Velon, Carol Assad, Marcela Mangabeira, Cauê Nardi, Matias Corrêa e Zeca Rodrigues (direção musical e arranjos).

Em breve, mais precisamente em meados de setembro, o projeto finalmente ganhará um registro em cd (fruto da parceria entre a Sala de som e a gravadora de propriedade do Menescal, a Albatroz).


Maiores informações

Célio Albuquerque - (21) 8340 8990

0 comentários:

LinkWithin