quinta-feira, 8 de maio de 2014

JAIR RODRIGUES 'INAUGUROU' RAP E FEZ SAMBA, SERTANEJO, MPB E BOSSA NOVA

Versatilidade marcou a carreira do cantor conhecido pela voz marcante.
Ele foi encontrado morto aos 75 anos, em casa, nesta quinta-feira (8).



Precursor do rap, apresentador de um programa de TV que marcou a história da MPB, parceiro e Elis Regina, vencedor do Festival de Música Popular Brasileira, sambista, cantor sertanejo e parceiro de ídolos do hip hop. A versatilidade foi a marca de Jair Rodrigues, encontrado morto nesta quinta-feira (8). 


Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira começou nos anos 1960, em programas de calouros. Em 1962, gravou seu disco de estreia. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.



Veja abaixo a repercussão da morte do cantor entre os famosos:


Luciana Mello, cantora e filha de Jair Rodrigues, pelo Facebook
"Quero agradecer, de coração, o imenso carinho que estamos recebendo!
Em breve falaremos com todos. Só pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento tão difícil e sofrido... Mto obrigada!!"

Fagner, cantor, em entrevista ao G1
O Jair foi uma referência. Me criei ouvindo suas músicas, marcou muito a minha carreira e meu gosto pela música, principalmente com o ‘Dois na Bossa’, com a Elis, que foi incrível. Depois, quando comecei a entrar na cena artística e o encontrava pessoalmente vi que era uma pessoa muito alegre, afável, respeitosa. Foi uma lição de alegria, de humildade, de curtir o tempo. Deixa uma história de um grande artista e grande sambista. Não tinha tempo ruim para ele, e é isso que fica pra gente: uma lição de alegria."

Zeca Pagodinho, em entrevista ao G1
Cheguei no Brasil nesta manhã logo recebendo notícias tristes. É fogo na Avenida Brasil, protesto, bomba e tiro e o pior, morre Jair Rodrigues, o símbolo da alegria. Ele era uma cara festeiro, alegre. A gente fica com esta lembrança e vê como uma coisa muito triste. Nunca vi ele triste em nenhum lugar, mocorongo, sempre feliz, cumprimentando as pessoas, chamando, numa euforia. Ele gravou um samba meu no início da minha carreira, chamado "Somente Sombra". É uma perda para todo mundo

Presidente Dilma Rousseff, em nota
"É com sentimento de profunda tristeza que recebo a notícia da morte do cantor Jair Rodrigues, na manhã desta quinta-feira, 8 de maio. Não há como esquecer o entusiasmo e a alegria contagiantes deste artista completo, talentoso e profundamente identificado com o coração do povo brasileiro. Sua interpretação de ‘Disparada’, de Geraldo Vandré e Théo Barros, passados quase 40 anos da apresentação muito me emociona. Quero deixar aqui meus melhores sentimentos e meu carinho de fã à família de Jair Rodrigues".

Lobão, cantor, pelo Twitter
"Tristeza absoluta Morre Jair Rodrigues, um querido amigo, uma pessoa maravilhosa e um dos maiores cantores brasileiros R.I.P."

Carlinhos Brown, cantor, em nota
"A alegria mãe escolheu o mês de maio para conduzir sua criança às mãos do altíssimo, como lembrança a deus de como deve ser o mundo através deste pai de ensinamentos, condutor de humanidades e ser de luz. Deus que tudo sabe, compreende a falta que ele nos faz agora, porque nós faremos eternos os seus feitos. O alertar que vemos nos dá a vida que somos e o destino, tudo surpreenderá a todos. Feliz seja o homem fiel aos seus princípios. O senhor, Jair Rodrigues, me ensinou a ser. Humildemente agradeço a oportunidade de tê-lo agradecido em vida por todo o bem que me fez. Agora, agradeço a Deus por confortá-lo em sua morada. Mestre, viverás em minha alegria. Muito obrigado por tudo, até um dia!"

Fafá de Belém, cantora, pelo Instagram ‏
"Nenhuma palavra eh possível nesta manhã. Silêncio : Jair Rodrogues partiu"

Emicida, rapper, pelo Twitter

"Jair Rodrigues. Obrigado demais, impossível agradecer por ter compartilhado seu dom e energia conosco. Descanse em paz eterno professor. Triste demais"


Preta Gil, cantora, pelo Instagram
"Símbolo de uma geração , sinônimo de felicidade , um gênio da MPB, um exemplo de Pai , o marido ideal e o vovô maluquinho!! Esse é Jair Rodrigues !! Aqui fica meu amor e admiração por esse Gênio e muita força e amor para Clodine, Luciana, Jairzinho e toda a família !! Hoje vai ter muita musica e festa no céu!!!"

Rappin' Hood, rapper, pelo Twitter
"Meu Querido Mestre Jair se foi,todo carinho do mundo a ele e a família Oliveira!Obrigado Mestre,Eu te amava demais!"
Lenine publicou foto em homenagem a
Jair Rodrigues em seu perfil no Facebook.
(Foto: Reprodução/Facebook)

Lenine, cantor, pelo Facebook
Seu Jair é um grande exemplo da máxima "pessimista é um otimista sem experiência".

Tico Santa Cruz, cantor, pelo Facebook
"Esse cara sempre sorridente e alto astral fez um dos primeiros RAPs da Musica Brasileira! Vai deixar além da grande história o seu sorriso contagiante! Luz no seu caminho Jair! Força e toda solidariedade a família!"

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, pelo Twitter
"Com a morte de Jair Rodrigues, o Brasil perde uma de suas vozes mais alegres. Meus sentimentos à família, amigos e milhões de fãs."

Michel Temer, vice-presidente da Repúlica
"O Brasil lamenta a morte de Jair Rodrigues, ícone da música e da cultura popular brasileira. Sentimentos à família."

Gloria Perez, escritora, pelo Twitter
‏"O dia começou triste: 'Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos'"

Marcelo Medici, ator, pelo Twitter 
"Jair Rodrigues provou que talento, originalidade, integridade, simplicidade e elegancia, nunca sairão de moda."

Angélica, apresentadora, pelo Instagram
Sempre momentos de alegria e descontracao com ele .... , Deus abencoe essa familia tao amada!!! #triste

Helio de la Peña, humorista, pelo Twitter
"Jair Rodrigues: um dos caras mais divertidos da mpb. Nosso primeiro rapper. E ainda plantava bananeiras no palco. Descanse, figuraça!"

Otaviano Costa, ator, pelo Twitter
"Eita notícia triste...esse era o tipo de homem que a gente achava que viveria até os 200 com tanta alegria... #RIPJair"

Fernanda Souza, atriz, pelo Instagram
"Seu Jair era a alegria em pessoa... Que nesse momento triste, a gente possa lembrar dele com um sorriso no rosto, e rezar desejando conforto e paz pra ele e toda sua família!"

Luciano Huck, pelo Twitter
"Muito chateado com a morte do Jair Rodrigues. Um cara muito carinhoso e sempre sorridente. Deixo meu carinho a família."

Rodrigo Andrade, ator, pelo Twitter
"Mais uma grande perda! Muito triste! Morre o cantor Jair Rodrigues. #JairRodrigues"

Valesca Popozuda, cantora, pelo Twitter
"A que triste! Vá em Paz Jair Rodrigues leve sua alegria para o céu ! Meus pêsames a toda família"

Monique Evans, apresentadora, pelo Twitter
"Nooooossa , passada com a morte de Jair Rodrigues!!Pessoas queridas estão nos deixando.. Sua alegria vai nos fazer falta!"

Paula Braun, atriz, pelo Twitter
"‏Jair Rodrigues vai fazer um dueto bem lindo com Elis no lugar para onde vão os que são especiais."

Cássio Reis, ator, pelo Twitter
"Descanse em paz grande Jair Rodrigues! Meus sentimentos à família."

Juliana Alves, atriz, pelo Twitter
"Lindo, lindo. Obrigada, Jair Rodrigues"

Pedro Neschling, ator, pelo Twitter
"Jair Rodrigues, mais um gigante que se foi. Força e amor para a família!"

Veja outros artistas que registraram as suas homenagens nas redes sociais:
Foto: reprodução Instagram

galisteu

luiza possi

eliana

astrid

diogo nogueira

daniel rolim

sandy
serginho

0 comentários:

LinkWithin