sábado, 1 de novembro de 2014

CAPIBA É HOMENAGEADO EM ÁLBUM E SHOW GRATUITO


Projeto "Capiba, elas e outras canções" reúnem vozes femininas para homenagear a diversidade musical do autor

Por Alef Pontes




“Esse projeto começou com a ideia de fazer um disco em tributo a Capiba, mas que tivesse um diferencial: trazer apenas mulheres para cantar e utilizar um repertório que as pessoas descobrissem ‘poxa, Capiba também isso’”, é assim que a produtora executiva do projeto Capiba, elas e outras canções, Paloma Granjeiro, descreve o álbum que reúne grandes vozes femininas da atualidade para homenagear um dos mais importantes e completos 
compositores da música brasileira.

Rogéria, Vanessa Oliveira, Juçara Marçal, Cláudia Beija, Fernanda Cabral, Karynna Spinelli, Nana, Solis, Alessandra Leão e Ylana Queiroga são nomes que participam do disco que será lançado em show, neste sábado (25), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça. “Queríamos centralizar o projeto em intérpretes pernambucanas, e convidar algumas outras vozes que têm em comum o fato de pertencerem à mesma geração. Então, surgiu outro direcionamento do projeto: produzir um disco que tenha uma sonoridade contemporânea”, explica Paloma.



Para criar tal identidade contemporânea, além das escolha das intérpretes, foram dois os caminhos trilhados que tornam Capiba, elas e outras canções um álbum rico e diversificado: a escolha de pessoas que conhecessem a obra do compositor, porém com bagagens e gerações distintas; e trazer um arranjador para cada música.“Quando você fala de Capiba, é importante se trazer pessoas que têm um pouco mais de conhecimento do repertório, da composição do artista. A partir daí, saíram os nomes: Marcos César e Zé Guilherme (Missionário José)”, conta a produtora, referindo-se ao diretor musical e ao produtor musical do álbum, respectivamente.

Na coletânea e show estão obras muitas vezes desconhecidas de um autor comumente associado à festa carnavalesca. Mais do que um tradutor das folias, Capiba foi um experimentador talentoso de ritmos e formatos. E é justamente este o Capiba que o álbum resgata. Canções como o samba romântico Claro amor, a loa de maracatu Eh! Uá calunga e a guarânia Serenata suburbana são revisitadas por um time de arranjadores formado por Paulo Arruda, Juliano Holanda, Metá Metá, entre outros – gente que ajuda a mostrar toda excelência de Capiba.

0 comentários:

LinkWithin