sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

A Fábrica do Poema é o terceiro álbum da cantora e compositora Adriana Calcanhotto. O álbum recebeu um disco de ouro na época por sua expressiva venda de mais de 130 mil cópias no país a exatamente 20 anos.

Adriana Calcanhoto - A Fábrica Do Poema (1994)


A Fábrica do Poema - Faixa a Faixa
Adriana Calcanhotto
POR QUE VOCÊ FAZ CINEMA?
Joaquim Pedro de Andrade/Adriana Calcanhoto

Em junho deste ano caiu na minha mão o catálogo da mostra “JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE” do Centro Cultural Banco do Brasil, onde li, pela primeira vez, a famosa resposta dele à pergunta do LIBÉRATION: “POR QUE VOCÊ FAZ CINEMA?” Fiquei impressionada com o que ele diz e, mais ainda, com a sonoridade geral, com o ritmo daquelas palavras. De forma razoavelmente incomum para mim, musiquei-o na mesma hora. A “canção” abriu então uma espécie de trilha que passei a perseguir no disco todo. Faltavam alguns dias para o início da gravação e eu coloquei no lixo o repertório que já havia definido e comecei tudo de novo.

A FÁBRICA DO POEMA
Adriana Calcanhoto/Waly Salomão

Durante o tempo em que estava compondo para o disco pensei várias vezes em escrever algo para LINA BO BARDI, chegando até a anotar algumas idéias soltas. Lembrei e esqueci disso muitas vezes até ficar sabendo que WALY havia escrito, no ano passado, um poma para ela. Liguei para ele (já do estúdio) e pedi para ouvir pelo telefone mesmo. Ele leu de um jeito lindo e quando ficou em silêncio, no fim, a canção (para mim) estava pronta.

BAGATELAS
Frejat/Antonio Cicero

Sempre gostei de BAGATELAS ouvi muito no disco do BARÃO VERMELHO e depois na bela voz de Luciana Costa, no Rio Grande o Sul. Que bom que eu não tinha um revólver, cantei eu mesma, em alguns shows de voz e violão, e depois deixei-a de lado. Achei que agora era o momento de gravá-la. Será que agente é louca ou lúcida quando quer que tudo vire música?

METADE
Adriana Calcanhoto

METADE foi sendo feita na estrada, aos poucos, como um quebra-cabeça. Cada pedaço foi escrito em uma cidade, em um hotel diferente. Uma canção de lugar nenhum.

SUDOESTE
Adriana Calcanhoto/Jorge Salomão

Temos muitos amigos em comum, eu e JORGE SALOMÃO mas não nos conheçíamos atee janeiro deste ano, quando marcamos um almoço no Satyricom. Por causa de nossa timidez pedimos um vinho e eu comecei a ler as coisas que ele havia trazido para mostrar. De um poema (na época ainda ineedito) chamado “Buraco Negro” um trecho saltava da página, oferecia-se despudorado. Nos encontramos de novo, por acso, meses depois em um vernissage na frente do mesmo Satyricom. Ficamos bebendo aquele vinho de coquetel e eu repetia para ele o trecho que adoro, “tenho por princípios nunca fechar portas”… Gravei nossa parceria no primeiro dia de mixagem (que é quando não se grava mais nada) e para comemorar entreguei a ele uma bandeja cheia de cristais, preparamos o microfone e lá se foram meus copos de vinho, em milhares de cacos…

O VERME E A ESTRELA
Cid Campos/Arnaldo Antunes

Pensei em gravar o “VERME E A ESRELA” desde a primeira vez em que ouvi a gravação do CID no “ROCK DE AUTOR” de 1991. Mas sem modificar nada, mantendo o andamento, a leitura, a voz de veludo do AUGUSTO, como um cover.Conversamos muito, antes da gravação, não parecia fácil reproduzir o arranjo – só com contrabaixos – para outro tom e, de fato, tivemos algum trabalho mas a solução não demorou a aparecer. CID musicou o estranho poema de KILKERRY com uma clareza e uma simplicidade comoventes. Tenho muito orgulho desta nossa versão.

ESTRELAS
Sérgio Britto/Arnaldo Antunes

Telefonei para ARNALDO ANTUNS e pedi uma canção inédita para meu disco ainda sem repertório definido, este clássico da relação compositor-cantora. Levei pra ele flores perfumadas demais e fiquei achando ali, sentada no chão coberto de fitas, que seria fácil gravar um disco inteiro só com as coisas que ele anda fazendo , sem contar tudo o que a gente já conhece e adora. Voltei para o Rio com cinco músicas, para escolher uma entre elas e esta tarefe apresentou-se beem mais árdua do que parecia. Quando, enfim, consegui eleger “ESTRELAS”, liguei pra ele de novo que me perguntou surpreendido: Estrelas? Mas eu te mostrei Estrelas?

ACONTECEU
Péricles Cavalcanti

ACONTECEU é uma toada, delicada, sem mitos, sem drama, bem PÉRICLES. Foi uma das primeiras certezas do disco, logo no início. Quando pedi uma música ele disse que queria me mandar uma parceria com alguém. Esperneei muito com isso, insisti que queria música e letra dele até ele ceder. Me mandou esta que fala de amor, do meu amor, de como aconteceu. Eu estava certa.

CARIOCAS
Adriana Calcanhoto

Parei uma noite em casa para compor. Anotei coisas, imagineis sons, fui montando racionalmente uma cancnao confessional complicadíssima, cheia de pretensões. Quando peguei o violão, CARIOCAS saiu inteira, de um único sopro, radicalmente oposta ao que eu planejava, falando inclusive de outro assunto. Nem gosto tanto da idéia de que canções podem nascer prontas, mas acabei me rendendo a esta, alegre, docemente.

MORRO DOIS IRMÃOS
Chico Buarque

Nunca mais fui a mesma depois da primeira audição de MORRO DOIS IRMÃOS no disco do CHICO. Acho que fiquei quieta por uns dois dias, ruminando o susto. A decisão, três anos depois, de gravá-la tabém não foi fácil e eu desisti muitas vezes. na noite em gravei a voz, cantei-a várias vezes até tudo ficar como eu estava imaginando e depois continuei cantando, sem gravar, pra mim mesma, pra ninguém, por um bom tempo.

INVERNO
Adriana Calcanhoto/Antonio Cicero

Fingi para ANTONIO CICERO (durante toda a gravação) que eu compreenderia se ele não conseguisse colocar uma letra na música que eu havia mandado, já que estava concentrado escrevendo seu livro. Fui falsa o tempo todo mas não posso dizer que cheguei a perder a esperança, aliás, gravei uma base instrumental com os músicos e fiquei esperando o dia em que chegaria em casa pisoteando folhas de fax…

ROLETA RUSSA
Adriana calcanhoto

A gravação desta música foi um dos momentos mais divertidos que eu já havia visto em um estúdio. Rimos muito, todos nós, dos ensaios até o último dia de mixagem mas esta faixa foi gravada literalmente às gargalhadas…

TEMA DE ALICE
Péricles Cavalcanti

Cantei o TEMA DE ALICE no filme de SUSANA MORAS, o “MIL E UMA” e desde então fiquei com vontade de ter a canção mais perto de mim, talvez no meu disco. Na noite em que iniciávamos a gravação da faixa, PÉRICLES E SUSANA apareceram pra nos visitar. Colocamos o PÉRICLES no estúdio, ele tocou violão e eu gravei a voz guia. Ficou assim.

PORTAIT OF GERTRUDE
Adriana Calcanhoto

Adoro GERTRUDE STEIN, sua paixão pelo inglês, seu humor americano e, sobretudo, sua musicalidade, o ritmo de seus textos. Quando soube que existia uma gravação onde ela lê alguns de seus poemas, encomendei na mesma hora uma fita. Confesso que não esperava uma voz tão doce e melodiosa e já na primeira audiçnao achei que ela entoava algum tipo de música oculta. Propus então aos meninos revelar essa música de algum modo e nós trabalhamos muito para isso. Descobrimos, é claro, milhares de melodias e ritmos internos, mas foi realmente irresistível a opção pelo trecho em que ela está cantando BOSSA NOVA!

MINHA MÚSICA
Adriana Calcanhotto

Para meu pai que tocou a bateria.
Na verdade, para meu pai vir tocar bateria comigo.



Adriana Calcanhotto
outubro 1994


Concepção: Adriana Calcanhotto
Produção: Mayrton Bahia
Direção Musical: Ricardo Rente
Direção Artística: Jorge Davidson
Estúdio: Discover Digital Studio (RJ)
Engenharia de Gravação: Fábio Henriques Alexandre Ribeiro e Márcio Tavares
Coordenação de Produção: Mauro Benzaquem
Assistente de Produção: Andréa Alves
Engenharia de Mixagem: Mayrton Bahia, Adriana Calcanhotto e Ricardo Rente
Masterização: Gere Jr.
Roadie: Julian Dornellas, Liu Mesquita e Clauber Reis
Criação de Arte: Adriana Calcanhotto
Direção de Arte: Adriana Calcanhotto e Marcus Wagner
Fotos: Milton Montenegro
Assistente de Fotos: Jaime Acioli e Felipe Renhemer
Coordenação Gráfica: Carlos Nunes
Produção de Capa: Claudia Montenegro
Roupa de Papel: Marcelo Pies e ana Maria Morais (executada por Ilma Costa Santos)
Maquiagem: Maria Lucia Santos
Fotos PB: Marta Luz

Participações Especiais:
Jorge Salomão: Quebrando copos ("Sudoeste")
Péricles Cavalcanti: Violão ("Tema de Alice")
Carlos Calcanhotto: Bateria ("Minha Música")

0 comentários:

LinkWithin