segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MÚSICAS QUE "LEMBRAM" OUTRAS

Por Lúcio Ribeiro



É cada vez maior o número de pessoas que, entendidas de linhas melódicas e tal e coisa, afirmam que é plágio lascado mesmo a música "Já Sei Namorar", dos nossos amigos Tribalistas. Xerocada de sucesso antigo do Sly and Family Stone, teria copiado a estrutura melódica na qual Marisa Monte contribui cantando "tchururururu-ru".

Confesso que já vi coisa muito pior e nem vejo isso como plágio. Apenas uma "herança" em alguns casos. Mas enfim.

O negócio é que o bafafá motivou uma discussão entre amigos em torno de músicas do pop nacional que lembram outras.

O caso mais famoso é o que envolve o cantor Jorge Benjor, na época Ben, e o escocês Rod Stewart.

Em 1978, o roqueiro britânico usou a "frase" "Tê-tetere-teretetê", da música "Taj Mahal", no refrão da ótima "Do Ya Think I'm Sexy?".

Jorge Ben já estava encaminhando um processo contra Stewart quando o escocês, com a música polêmica, chegou ao primeiro lugar do chart inglês. Mas aí, rapidamente, Stewart cedeu os lucros da faixa ao Unicef em um show beneficente na sede da ONU, em Nova York. E a história ficou por isso mesmo.

Tem o caso do plágio (assumido) do Legião Urbana para cima da letra do duo inglês Soft Cell.

"Take your hands off me/ I don't belong to you", que Marc Almond canta na lindíssima "Say Hello Wave Goodbye". Renato Russo disse que se "inspirou" mesmo nas palavras do Soft Cell para tascar o "Tire suas mãos de mim/ eu não pertenço a você", o começo da música "Será", sucesso estrondoso do primeiro álbum da banda de Brasília.

Russo confirma ainda que o hit "Que País É Esse?" é parente próxima, também, de "I Don't Care", dos Ramones.

O jornalista André Barcinski, co-piloto do "Garagem" e empresário da música eletrônica, conta que já fez um programa de rádio certa vez, tocando uma dessas músicas polêmicas do pop nacional, seguida de sua, hã, versão original.

Tem uma música da bandaça Gang of Four, lembra o André, que foi 'usada' com categoria pelos Titãs, banda de renomados e muitos letristas.

O Gang of Four, você deve saber, voltou a ser bastante lembrado, recentemente, por ser embrião do movimento punk-funk praticado em Nova York.

A tal música "homenageada" pelos Titãs é a "Damaged Goods", cuja letra inclui as frases "Your kiss so sweet/ Your sweat so sour/ Sometimes I think I love you/ But I know it's only lust".

Tempos depois aparecem os Titãs com "Seu beijo é tão doce, seu suor é tão salgado... Às vezes acho que te amo, às vezes acho que é só sexo", em "Corações e Mentes".

O que o Camisa de Vênus, grande banda punk baiana dos 80, bebia no The Clash era brincadeira. Mas a melhor deles é "Meu Primo Zé", que é prima de "My Perfect Cousin", do Undertones.

A lista é imensa. Quem quiser contribuir com ela, manda para cá.

0 comentários:

LinkWithin