quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

LUPI EM DISCO? TUDO ESGOTADO

Gravações de Lupicínio cantadas por ele e por seus principais intérpretes estão, em sua maioria, fora de catálogo



Por Fábio Prikladnicki






No ano do centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, as gravações de suas músicas estão distantes do público. O fã que percorrer as lojas em busca de CDs encontrará pouca coisa em catálogo. É o caso da recém-lançada coletâneaCadeira Vazia — 100 Anos (Universal), com faixas interpretadas por diversos artistas, especialmente da geração pós-bossa nova, como Caetano Veloso, Elis Regina e Gal Costa. Outra novidade é o disco com a trilha do espetáculo paulistaVingança, o Musical, com músicas de Lupicínio, que estreia hoje em Porto Alegre.

Os serviços de música por assinatura Spotify, por exemplo, têm acervos restritos, que incluem os discos acima, além do volume dedicado a Lupi na sérieEnciclopédia Musical Brasileira (em que o próprio interpreta suas músicas) e o álbum Noite Ilustrada Canta Lupicínio Rodrigues, ambos esgotados em CD.

É pouco, em se tratando de um dos maiores compositores da música brasileira. É verdade que Lupi não gravou muito suas próprias canções, mas por enquanto é difícil ouvir esse rico material — que remonta ao ano de 1952, quando o rei da dor de cotovelo lançou o 78 rotações Roteiro de um Boêmio. Algumas faixas cantadas por ele estão disponíveis de modo não oficial no YouTube, assim como várias gravações históricas nas vozes de outros intérpretes.

Uma das maiores raridades já lançadas em formato digital, a caixa com quatro CDs do selo paranaense Revivendo Músicas, que contém a maioria de suas gravações clássicas, está esgotada e não será relançada. Lilian Barg, uma das sócias da Revivendo, informa que a prioridade é colocar no mercado gravações de artistas que ainda não foram devidamente preservadas em formato digital:

— A caixa é muito procurada por pessoas interessadas no Lupicínio, mas a venda é inexpressiva. Nosso público é formado por pessoas de idade avançada. Também temos clientes estudantes. Mesmo assim, é pouco. Para poder relançar e pagar os direitos, precisamos de um mínimo de CDs vendidos.

Lupicínio Rodrigues Filho, o Lupinho, herdeiro do compositor, afirma que jamais o procuraram para relançar as gravações integrais na voz de seu pai:

— Não disponho de numerário para relançar (as gravações de Lupi) de forma empresarial. Mas não tenho nenhum óbice de que fizessem o relançamento desse material. Muito pelo contrário, aceitaria de bom grado.

Por ora, em vez de discos, Lupinho anuncia, até 2015, lançamentos de livros, um songbook e um filme sobre o pai.


Lançamentos sobre Lupi até 2015

- O jornalista Marcello Campos deve autografar em novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, Almanaque do Lupi (Editora da Cidade/Secretaria Municipal da Cultura), sobre Lupicínio.

- Reunindo crônicas publicadas por Lupi nos anos 1960 na Última Hora, o livroFoi Assim (editado em 1995 pela L&PM) será relançado pelo organizador Lupicínio Rodrigues Filho — segundo ele, com uma crônica que não constava na primeira edição.

- Com apoio da Assembleia Legislativa do RS, o filho do compositor vai organizar um volume com fotos históricas de Lupi.

- Outros projetos anunciados por Lupicínio Rodrigues Filho: songbook (livro de partituras), aplicativos e jogos para crianças inspirados nas músicas e o filmeNervos de Aço, musical de Maurice Capovilla com Arrigo Barnabé e Ana Lonardi.

- A Universal Music promete para 2015 um tributo a Lupicínio que atualmente está em fase de pré-produção.

0 comentários:

LinkWithin