sexta-feira, 5 de junho de 2015

ANDRÉ ABUJAMRA, 50 ANOS

Por Andréa dos Santos



Difícil montar o quebra cabeça do perfil artístico de André Abujamra, pois o cantor de ópera que cursou regência na FAAM de SP saiu sem o canudo, mas conseguiu algo que poucos músicos conseguem, que é misturar o que aprendeu na universidade aos cantos dos terreiros de candomblé, local de vivências pessoais e onde se descobriu Alabê, com guitarras distorcidas e transformar tudo isso ainda em trilhas de cinema, TV e teatro. Seu nome esta em mais de 40 filmes brasileiros, muitos deles premiados, e o seu currículo acumula prêmios como, Candango, Kikito, Guarnicê, e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Entre os filmes nacionais que assinou a trilha estão Bicho de 7 cabeças, Carandiru, Durval Discos, Domésticas, I Love Rio e o mais recente Trinta sobre a vida de Joãozinho Trinta, além da produção internacional mexicano Vozes Inocentes. Na TV fez trilhas que caíram no imaginário popular entre elas Castelo Ra-tim-bum e Telecurso Segundo-Grau, no teatro assinou diversas peças entre elas Fragmentos de um Discurso Amoroso e Tribos, ambas com direção de Ulisses Cruz com Antonio Fagundes no elenco. Acumula 7 APETESP e foi o ganhador mais novo, com apenas 23 anos, do prêmio Molieré com a peça Encontrar-se. André também é ator, na TV seu mais recente trabalho foi Saramandaia, “Os Especialistas” direção de Fernando Meirelles, ambas na TV Globo e Sonhos de Abu no Canal Brasil.

Na década de 1980, junto com o músico e compositor Maurício Pereira fundou Os Mulheres Negras. Eles se autodenominam a terceira menor big band do mundo e lançaram 2 CDs, Música e Ciência (1988) e Música Serve pra Isso (1990). Atualmente realizam show e se preparam para a gravação de um novo trabalho.

André Abujamra também foi fundador da banda Karnak, e é integrante a mais de 20 anos do grupo. A banda marcou uma geração com sua proposta original e provocadora. Em 2014 foi diretor musical e coordenador da banda do programa Agora é Tarde na Bandeirantes.

Em maio André Abu fará o lançamento do show O Homem Bruxa, onde o multiartista faz um show/filme/espetáculo executando todos os instrumentos no palco. Durante o espetáculo o músico realiza ao vivo a trilha para os vídeos, dirigidos e muitos deles também captados por ele mesmo. Usando bases pré gravadas, loop, pedais e instrumentos adaptados para serem tocados simultaneamente, o artista cria ambientação sonora e também visual para o público que poderá conferir um de seus espetáculos mais lúdicos.

0 comentários:

LinkWithin