domingo, 7 de junho de 2015

DIVISÃO DE AUTORIA CAUSOU CONFLITOS ENTRE HUMBERTO TEIXEIRA E LUIZ GONZAGA

Dissolução da parceria é atribuída às sociedades de arrecadação de direitos autorais


Por José Teles





As parcerias foram motivo de desavenças entre Luiz Gonzaga e compositores. Raimundo Granjeiro desentendeu-se com o cantor por causa de Boi bumbá, que foi assinada por Luiz Gonzaga e Luiz Gonzaga Jr. No entanto, não pertencia nem a um nem ao outro. Com exceção de uma pequena introdução, a música faz parte do repertório do bumba-meu-boi, de domínio público.

A dissolução da parceria com Humberto Teixeira é atribuída às sociedades de arrecadação de direitos autorais. Luiz Gonzaga teria recebido uma proposta irrecusável para se transferir da União Brasileira de Compositores (UBC) para a Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (Sbacem). A legislação impedia o registro de parceria de autores de sociedades diferentes – o que poderia ser resolvido com o uso de pseudônimos.

Curiosamente, logo depois da separação, Humberto lançou o LP de 10 polegadas intitulado Eu sou o baião, com vários cantores interpretando canções suas. Ironicamente, a faixa inicial, Eu sou o baião, abre com uma citação a Baião, seminal parceria com Gonzaga, sem dar crédito a este. Numa célebre entrevista ao pesquisador cearense Nirez, Humberto deixou nas entrelinhas a insatisfação de Gonzaga com o fim da parceria, quando ele estourou com Kalu: “Foi um sucesso fora de série com Dalva de Oliveira. De maneira que Luiz chorou muito a mágoa desse primeiro sucesso que eu fiz sozinho logo depois da nossa separação”.

Dona Yolanda, viúva de Zé Dantas, garante que nunca houve ressentimentos entre seu marido e Lua. “Zé não se incomodava em dar parcerias a Gonzaga, comentava que a voz dele era perfeita para transmitir o que pretendia dizer em sua música. Às vezes ele não abria mão, foi o que aconteceu com Acauã, a composição de que mais gostava. Esta Gonzaga gravou sem entrar na parceria”.

0 comentários:

LinkWithin