sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SPOKFREVO ORQUESTRA LANÇA EM STREAMING ÁLBUM FREVO SANFONADO COM PATROCÍNIO DA PETROBRAS

Estão disponíveis para streaming nas redes da SpokFrevo Orquestra as nove faixas inéditas do terceiro álbum de carreira da big band pernambucana.Turnê e disco têm realização e produção da Jaraguá Produções, com patrocínio da Petrobras que garante circulação da orquestra em vários estados brasileiros até 2016. Para ouvir #FrevoSanfonado​, clique aqui: https://soundcloud.com/spokfrevo/sets/frevo-sanfonado



A SpokFrevo Orquestra entra em nova fase, mais madura e inovadora. Com patrocínio da Petrobras, a big band de jazz-frevo lança o terceiro álbum, o "Frevo Sanfonado". São nove faixas inéditas que reforçam o diálogo harmônico e melódico do frevo com a sanfona, disponíveis para audição gratuita pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Elas podem ser ouvidas pelo link do Soundcloud (https://soundcloud.com/spokfrevo) e pelo YouTube (http://bit.ly/frevosanfonado). Além das composições novas músicas, o disco possui três faixas bônus, que são versões de composições antigas já gravadas pela SpokFrevo e que ganharam releitura com arranjos para sanfona. Eis elas: "Pontapé", "Frevo da Luz" e "Frevo Sanfonado", todas presentes em "Passo de Anjo" (2004). No fim de outubro, as três releituras serão liberadas, também para streaming. A previsão de lançamento do disco físico será no final de novembro.

Em êxito exponencial desde o disco Ninho de Vespa (2013), o segundo registro de estúdio, colecionando uma gama de participações e concertos com prestigiosa visibilidade internacional — Jazz at Lincoln Center de NY e Berklee College of Music, nos EUA (outubro/2014), Do Frevo ao Jazz com o trompetista Wynton Marsalis no Parque Dona Lindu (março/2015), Rock in Rio USA em Las Vegas (maio/2015) e turnê europeia pela Itália, Holanda e França (julho/2015), a SpokFrevo Orquestra com um conjunto de 17 integrantes, há dois anos sob o patrocínio do programa Petrobras Cultural, que viabiliza uma circulação em território nacional e um novo álbum até 2015, avança ainda mais sobre a experimentação e o universo da música popular com tonalidades eruditas e audição acurada neste novo trabalho. No álbum, recém-liberado, renova-se mais uma vez o frevo, gênero musical e de dança nascido no Recife há mais de cem anos sob a tradição dos antigos carnavais.

Frevo Sanfonado, terceiro disco do grupo liderado pelo saxofonista, arranjador e diretor musical Inaldo Cavalcante de Albuquerque, conhecido popularmente como maestro Spok, transporta o som da orquestra de metais (saxofones, trompetes e trombones), percussão, baixo e violão para outro lugar totalmente inédito: o diálogo harmônico e melódico com o acordeão, a sanfona ou a gaita-ponto — instrumentos de fole com nomes distintos mas mesma natureza e extremamente populares no Brasil, sobretudo no Nordeste.

Fruto de contribuições, em sua maioria, de sanfoneiros e acordeonistas que compuseram frevos inspirados pelo trabalho da SpokFrevo, o álbum Frevo Sanfonado imprime uma nova coloratura na verve jazzística do grupo. Em 11 anos de carreira, desde o álbum de estreia Passo de Anjo, a big band de jazz-frevo vem recriando o gênero em profundo contato com a música instrumental contemporânea, estabelecendo um elo entre o passado e o futuro. 

“O disco confere uma nova roupagem à sonoridade da SpokFrevo e ao frevo ao utilizar um instrumento profundamente nordestino e fortemente pernambucano, que é a sanfona. Nele, os sanfoneiros e acordeonistas executam frevos compostos por eles mesmos”, explica o maestro Spok, pesquisador nato do frevo e entusiasta da preservação da cultura pernambucana em conexão com a contemporaneidade, porém sem abandonar o espírito da música em suas mais remotas origens.

Prova disso é que Frevo Sanfonado confere uma linguagem nova para o frevo a partir da sanfona, atrelada a arranjos dos próprios compositores, base sobre a qual a harmonia dos metais da SpokFrevo se sobrepõe. Cada sanfoneiro atua também como solista, casando improvisações jazzísticas junto com os instrumentistas da orquestra. “Muitos sanfoneiros, a exemplo de Dominguinhos, Sivuca e muitos outros, já improvisavam há muito tempo. Trata-se de um disco de frevo executado e improvisado por instrumentos, entre eles a sanfona, um elemento novo para o frevo”, justifica Spok.

E o disco se notabiliza por colaborações brilhantes e promissoras, oriundas de diferentes gerações e regiões do Brasil. O pianista, acordeonista, compositor e arranjador carioca Vitor Gonçalves, que atualmente mora em Nova York e já tocou com Hermeto Pascoal e Maria Bethânia, compôs “De Cazadeiro ao Recife”, um frevo de arranjo sinfônico e suave que se encorpa à medida que ganha movimentos e modulações. O acordeonista gaúcho Renato Borghetti, um dos proeminentes compositores da música instrumental brasileira, e também folclorista e artista plástico, participa como solista e compositor na faixa “Frevaricação”.

Talentos pernambucanos e nordestinos marcam participação maciça em Frevo Sanfonado. Saudoso sanfoneiro pernambucano, o mestre Camarão, falecido em abril deste ano, figura com uma contribuição póstuma, na música “Sandro no Frevo”. Em função de seu falecimento dias antes da produção desse frevo inédito, o carioca Rafael Meninão, atual sanfoneiro de Elba Ramalho, e o potiguar Lulinha Alencar substituem-no, de forma virtuosa, na tarefa de solistas. 

“Sax Sanfona”, com o experiente sanfoneiro Genaro que participa em solo junto com Spok; “Saudade do Seu Domingo”, um frevo em diálogo sugestivo com o baião e o xote, composto por Beto Hortis; e “Frevo Pra Ela”, do jovem cearense Nonato Lima, que tocou com Liv Moraes, filha de Dominguinhos, fecham algumas faixas do disco, feito quase inteiramente de frevos novos. Uma das exceções é o frevo clássico “Gostosão”, do maestro Nelson Ferreira (1902-1976), considerado pelo maestro Vicenti Fittipaldi um dos melhores frevos de rua pernambucanos ao lado de “Evocação”. A composição de Nelson Ferreira ganhou arranjos de Spok e solo de Waldonys, famoso sanfoneiro e piloto de avião cearense, e de Niraldo, trompetista da SpokFrevo Orquestra. 


Turnê – Depois de ser apresentado aos mineiros durante pré-lançamento, no último dia 21 de agosto, no Teatro Sesi Minas, em Belo Horizonte, e no dia 22 de agosto, na Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena, o repertório de Frevo Sanfonado chega ao mundo por uma turnê que deve se estender por várias cidades.

Após essa sequência de pré-concertos, a big band pernambucana libera o lançamento oficial do álbum nas plataformas digitais. No último dia 1º de outubro, o grupo lançou o primeiro single do disco, “De Cazadero ao Recife”, no Youtube e no Soundcloud para audição gratuita. E no dia 8 de outubro, em Porto Alegre (RS), aconteceu o primeiro show oficial de lançamento de Frevo Sanfonado, abrindo uma série de shows nos dias 10 e 11 de outubro no Maringá Jazz Festival, no Paraná, e uma aguardada turnê por várias cidades do estado de São Paulo.

Veja abaixo a lista de faixas do álbum FREVO SANFONADO

01 - De Cazadero ao Recife (Vitor Gonçalves)
02 - Sax Sanfona (Genaro)
03 - Sandro no frevo (Camarão)
04 - Frevança (Chico Chagas)
05 - Bipolar (Toninho Ferragutti)
06 - Que saudades de seu Domingos (Beto Hortis)
07 - Frevaricação (Renato Borghetti)
08 - Frevo pra ela (Nonato Lima)
09 - Maluvida (Renato Bandeira)

Faixas Bônus
10 - Pontapé (Adelson Viana)
11 – Frevo da luz (L. Duarte - C. Ferreira)
12 – Frevo sanfonado (Sivuca)


Fonte: Trago Boa Notícia

0 comentários:

LinkWithin