Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

FOLIÃO QUE É FOLIÃO TEM QUE SABER QUEM É “GUILHERME-FENELON-E-SEUS-BLOCOS-FAMOSOS”

Por Germana Macambira e Mayra Cavalcanti


Bloco Batutas de São José, em 1981 (Foto: Antônio Tenório/Arquivo)


Por acaso você sabe quem são Felinto, Pedro Salgado, Guilherme e Fenelon? E o velho Raul Morais? Momo, calunga e os Toureiros? Embora ‘familiares’ na voz dos foliões – já que integram parte do vocabulário carnavalesco nas músicas que são entoadas durante a folia de Momo – boa parte dos pernambucanos desconhece quem é cada um deles.


Saiba, então, quem são estas e outras personalidades do nosso Carnaval:

Felinto de Moraes (Foto: Reprodução)


Felinto (de Moraes)

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Violonista e carnavalesco, Felinto foi um dos principais dirigentes do bloco Apôis-Fum. A agremiação foi criada na década de 1920, no bairro da Torre, na zona Oeste do Recife. O bloco desfilava pelas ruas da cidade ao som de instrumentos de pau e corda, mas também metais.


Pedro Salgado (Foto: Reprodução)

Pedro Salgado

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Português, Pedro chegou ao Recife aos 18 anos e foi dirigente e fundador do tradicional Bloco das Flores. Conhecido como “coronel”, Salgado morreu em 1937, ano em que também faleceu o “velho” Raul Moraes. Desta forma, o Bloco das Flores parou de desfilar, só retornando às ruas no ano de 2000.


Guilherme (de Araújo)

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Guilherme foi, juntamente com Felinto, foi um dos fundadores do bloco Apôis-Fum. Além disto, foi jornalista do Jornal Pequeno e fundador e integrante dos blocos Andaluzas e Pirilampos de Tejipió.


Bloco Apôis-Fum (Reprodução)


Fenelon (Albuquerque)

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Capitão do Exército, Fenelon foi um dos principais dirigentes do Apôis-Fum.


Raul Morais (Foto: Reprodução)

Raul Morais

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Na alta madrugada o coro entoava do bloco a marcha Regresso, e era um sucesso dos tempos ideais do velho Raul Morais…

Também citado na música “Evocação nº 1”, o velho Raul foi maestro, compositor e regente. Compôs para vários blocos, incluindo os Pirilampos de Tejipió e o Batutas da Boa Vista. Apresentou-se em vários países como Argentina, Alemanha e Portugal. Um de seus maiores sucessos é a marcha “Regresso”, evocada na música de Nelson Ferreira.


Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2015 (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)



Momo

Em que música aparece? “Hino do Elefante de Olinda

Trecho – “Ao som dos clarins de momo…

Na mitologia grega, Momo era o deus da festividade e do sarcasmo. Depois de muito “tirar onda” com outros deuses, foi expulso do Monte Olimpo, perdendo sua condição divina, tornando-se humano e transformando-se em rei. Há registros históricos do rei Momo do século 4 a.C., quando gregos e romanos utilizavam a figura dele em festas que envolviam sexo e bebidas. Momo simboliza fartura e abundância. No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo surgiu no Rio de Janeiro, em 1933. No seu reinado, Momo recebe a chave da cidade e a governa simbolicamente durante o Carnaval.


Mulher segurando calunga (Foto: Guga Matos/JC Imagem)


Calunga

Em que música aparece? “Leões do Norte

Trecho – “Na noite dos tambores silenciosos, sou a calunga revelando o Carnaval

Calunga ou Boneca é um elemento sagrado do Candomblé e foi trazida de Angola para o Nordeste brasileiro, sendo integrada ao Maracatu Nação, dando origem à figura central nos cortejos. A calunga é uma boneca feita de madeira e vestida com roupas suntuosas, simbolizando uma entidade. Além da calunga do maracatu, o Homem da Meia-Noite e os bonecos gigantes de Olinda são calungas.


Bloco Clube das Pás, em 1991 (Foto: Geraldo Guimarães/Arquivo)


Toureiros, Bola de Ouro, Pás, Lenhadores e Batutas de São José

Em que música aparece? “Voltei, Recife

Trecho – “Cadê Toureiros? Cadê Bola de Ouro? As Pás, os Lenhadores,
o Bloco Batutas de São José?


Blocos líricos que surgiram em Pernambuco a partir do ano de 1888. Formados por operários urbanos, desfilavam nos antigos bairros comerciais do Recife. O primeiro a surgir foi o Caiadores, que originou posteriormente o Bloco das Pás de Carvão. A agremiação mudou de nome em 1890, sendo chamada de Clube Carnavalesco Misto Pás Douradas. Depois das Pás, vieram os Lenhadores (1897); o Bola da Ouro (1915); o Toureiros (1924) e o Batutas de São José (1932).


Fonte: Fundação Joaquim Nabuco

6 comentários:

  1. Ñ consegui ver fotos ou filmes, nenhum registro dos personagens em questão. Fico novamente sem saber quem foram Felinto Pedro Salgado Guilherme. Fenelon...........uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram dirigentes de blocos carnavalescos do Recife.

      Excluir
  2. Minha sogra é a neta de Guilherme Araújo

    ResponderExcluir