quarta-feira, 30 de março de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: SEXTA SEMENTE

Zeto

Passei muito tempo guardando estas imagens de Zeto, feitas no Arcada Bistrô, ao vivo, numa tentativa de que houvesse algum interesse de pessoas que pudessem dar melhor qualidade técnica, melhorando som e imagens, fazendo cortes precisos, para valorizar ainda mais o trabalho deste grande artista. Não encontrei ninguém disposto para fazer isso. O tempo foi passando, minha idade aumentando, e o medo de deixar de mostrar quase quatro horas de material coletado. As imagens foram feitas com uma única câmera, amadora, de minha propriedade, sem qualquer recurso, com som do próprio equipamento. Apenas um tripé me ajudou a dar uma certa estabilidade. O resto foi por conta da genialidade de Zeto.

Bom, resolvi publicar no meu Blog Vôte! Espia Só, com link para o Jornal da Besta Fubana, e agora aqui, no Musicaria Brasil. Tive que aprender o processo, pois até então trabalhei amadoristicamente, apenas com fotografia, imagem estática. O título já estava definido ZETO, e devido a grande quantidade de imagens, seria mostrado em episódios. Liguei para o meu amigo e experiente editor Luiz Berto, O Papa, do JBF e falei do projeto. Ele sugeriu um subtítulo, que desse a ideia de continuidade.

Aí pensei na palavra SEMENTE, pois sempre considerei Zeto um semeador da nossa cultura, um homem que por onde passava deixava alguma coisa para frutificar, fosse versos, voz, e a maneira de tocar um instrumento. Deixou sementes vivas como Antonio e Miguel, plantou outras no coração de Bia e Greg, e de resto em cada cantador deste imenso sertão.

Já vamos na Sexta Semente e outras por semear.


Um agradecimento enorme à família de Zeto, em especial pela acolhida de Graça Nascimento sua irmã, incentivadora deste projeto.


Paulo Carvalho


Zeto canta de sua autoria um fado. Inácio.



Zeto declama Lisboa Revisitada de Àlvaro de Campos

0 comentários:

LinkWithin