sábado, 24 de setembro de 2016

JARARACA, 120 ANOS

músico violonista, compositor e humorista


(Maceió, 29 de setembro de 1896 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1977)


José Luís Rodrigues Calazans, o Jararaca, foi um violonista, cantor de emboladas, compositor e emérito letrista brasileiro, nascido em Maceió, faleceu aos 81 anos na cidade do Rio de Janeiro. Era filho do poeta e professor muito conhecido Ernesto Alves Rodrigues e começou a tocar sua viola aos 8 anos de idade, inspirado em seus irmãos que também eram violeiros e seresteiros. Ainda criança conviveu muito com os boiadeiros que vinham das Minas Gerais, onde ouvia diversas estórias, que mais tarde iriam influenciar bastante a sua música. Em 1915 começou atuar juntamente com um grupo teatral na cidade Piranhas, em Alagoas. Dizem também que integrou o bando de Lampião por quase dois anos, e no início da década de 20 resolveu tentar a carreira artística.

Integrante da dupla Jararaca e Ratinho, uma dupla musical formada por José Luis Rodrigues Calazans, oJararaca , e Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho(Itabaiana/PB, 13 de abril de 1896 — Duque de Caxias/RJ, 8 de setembro de 1972). 

Severino Rangel, o Ratinho, começou a tocar ainda criança na Banda Musical de Itabaiana, no Estado da Paraíba, em 1914 mudou-se para Recife onde integrou a orquestra sinfônica local tocando trompete, saxofone e ainda dava aulas numa escola de aprendizes.

Por volta de 1919, Severino Rangel (Ratinho) e José Calazans (Jararaca) se conheceram quando passaram a integrar o Bloco dos Boêmios. Pouco tempo depois em 1921, formaram o grupo “Os Boêmios” e tempos depois o grupo passou a ser conhecido como “Os Turunas Pernambucanos”, onde cada um dos integrantes adotou o nome de um animal, foi quando José Luiz resolveu adotar o nome de Jararaca.

Com o novo conjunto, cantando “cocos” e “emboladas” com seus trajes típicos, percorreram diversos lugares e, incentivados por Pixinguinha, acabaram indo para o Rio de Janeiro em 1922. Depois que o grupo se desfez, José Luiz e Severino Rangel resolveram formar a dupla Jararaca e Ratinho e conheceram o sucesso quando passaram a cantar emboladas, fazendo apresentações satíricas e humorísticas, em São Paulo.

Seus principais sucessos foram Saxofone, por que choras? (1930), choro de Ratinho, Meu pirão primeiro (1932), batucada da dupla, e Mamãe eu quero (1937), marcha carnavalesca de autoria de Jararaca. 

Seu primeiro disco aconteceu em 1929, através da gravadora Odeon. Em 1937, Jararaca compôs a clássica “Mamãe Eu Quero” em parceria com Vicente Paiva e seu sucesso foi tanto que ultrapassou as fronteiras brasileiras.

"Mamãe eu quero" caiu na graça dos ianques a partir da versão da portuguesa naturalizada brasileira, Carmem Miranda, famosa no cinema de Hollywood, e ganhou mais de vinte uma versões em inglês, especialmente a difundida internacionalmente na voz de Bing Crosby.

Com suas anedotas, causos e adivinhações calcadas no espírito troçador que tinham os verdadeiros artistas, deixaram mais de 800 discos de 78 rpm e dois LPs onde alternavam números musicais com vasto anedotário.

Além de cantores e compositores, eram também humoristas. A dupla protagonizou o filme No Trampolim da Vida, de 1946 e o filme Loucos por Música, lançado em 1950.

Nos anos 60 e 70, a dupla participou de alguns programas de televisão, como Balança mas Não Cai, Uau e Alô Brasil, e Aquele Abraço. Depois da morte de Ratinho, Jararaca trabalhou no programaChico City, na Rede Globo, no papel do cangaceiro Sucuri e assim continuou sua atuação até a sua morte em 1977.

Para ouvir mais, composições de José Luís Rodrigues Calazans, o Jararaca:


- Gato cabeçudo (1929)




Para ouvir mais, JARARACA E RATINHO:

- catirina (versos do folclore) - gravada em 1930

- Acende a Luz (193?)

- Bambo do bambu (1940)

- Sapo no Saco (1940)

- A LALÁ TÁ CÁ (1944) - Gravação Odeon Disco 78 rotações

- LÁ VAI DESAFIO (1948) - Gravação Odeon Disco 78 rotações




Outras parcerias: 

- Zé Barbino (1940) - Composição de Pixinguinha e Jararaca

- Meu pirão primeiro (1944) - Jararaca e Valfrido Silva - c/ Bezerra da Silva 

- O Boto - c/ Família Jobim, composição de Jararaca & Tom Jobim



No cinema:

- “Mamãe Eu Quero” (1937) - do Filme 'Garota Enxuta' (1959)




Links relacionados:











Fonte: http://www.cultura.al.gov.br/

0 comentários:

LinkWithin