segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PAUTA MUSICAL: TIME DE CRAQUES DA MPB

Por Laura Macedo




Garimpando na internet (Revista Carioca nº 179 / página 43 / 1939) tive a grata surpresa de encontrar a foto acima. Para mim, inédita, mas talvez não seja para a maioria. Por isso resolvi compartilhar com vocês. Nem todos estão nomeados na ordem. Eu tentei batizá-los da esquerda para a direita:

Luís Barbosa, Romualdo Peixoto [Nonô], João Petra de Barros, Cristovão de Alencar, Silvio Caldas, Noel Rosa e Nássara. Posso ter me enganado na nomeação. Por isso peço aos amigos que ajudem a dirimir qualquer dúvida.

Como post sem música não tem graça separei uma composição de cada um dos compositores/intérpretes que estão na foto.



Nássara

Formosa” (Nássara/Jaime Rui Costa Abollo Martinez) # Francisco Alves/Mário Reis. Disco Odeon (10957-A) / Matriz (4560), 1933.



Romualdo Peixoto (Nonô)

Uma farra em Campo Grande” (Romualdo Peixoto [Nonô]) # Romualdo Peixoto [Nanô]. Disco Columbia/Continental (22111-A) / Matriz (381200).




João Petra de Barros

Linda pequena” (Noel Rosa/João ‘Braguinha’ de Barros) # João Petra de Barros. Disco Odeon (11281-A) / Matriz (4965). Gravação (8/12/1934) / Lançamento (novembro de 1935).



Cristovão de Alencar

Meu coração te chama” (Cristovão de Alencar/Felisberto Martins) # Orlando Silva. Disco Victor (34698-A) / Matriz (52062). Gravação (28/11/1940) / Lançamento (janeiro/1941).




Silvio Caldas

Serenata” (Silvio Caldas) # Silvio Caldas. Disco Victor (33911-A) / Matriz (79729). Gravação (12/10/1934) / Lançamento (março de 1935).



Noel Rosa

Amor de parceria” (Noel Rosa) # Aracy de Almeida e Regional RCA Victor. Disco Victor (33973-B), 1935.


Luís Barbosa


Quisera amá-la” (Luís Barbosa/Nássara) # Luís Barbosa e Diabos do Céu. Disco Victor (34013-A) / Matriz (80062). Gravação (27/12/1935) / Lançamento (janeiro/1936).



************
Fontes:
- Fotos (Acervo Pessoal / Internet)
- Revista Carioca: nº 179 / P. 43 / 1939 (Foto inicial).
- Site YouTube / Canais: “Marcelo Maldonado” / “luciano hortencio” / “SenhorDaVoz” / “1000amigovelho” / “Gravadora Galeão II”.

************

2 comentários:

Kelva Cristina Saraiva disse...

Venho agradecer pela partilha de seu gosto pela cultura musical brasileira. Amo música brasileira e de em quando me dou o direito de procurar histórias, imagens e canções anteriores ao meu nascimento (74) para me encher de orgulho pela cultura da qual eu ascendo. Kelva.

Kelva Cristina Saraiva disse...

Vim agradecer pela partilha no blog. Agradeço, pois amo música brasileira (especialmente as anteriores aos anos 60) e, de vez em quando, venho à internet para procurar imagens, histórias e canções que me fazem bem e me enchem de orgulho pela cultura da qual ascendo. Kelva.

LinkWithin