quinta-feira, 6 de outubro de 2016

DICAS TRATORE: QUANTO TEMPO LEVA PARA O SEU DISCO CHEGAR AO PÚBLICO?

Por David Dines



Muitos artistas que procuram os serviços de distribuição da Tratore desejam disponibilizar seu disco “o quanto antes”. Mas quanto tempo, de fato, leva para que seu novo álbum possa ser ouvido nas plataformas digitais e comprado em mídia física por seus fãs?

A parte digital é a de entrega mais rápida, mas cada plataforma estabelece seus prazos de acordo com sua carga de material pendente. No caso de Apple Music e iTunes, das quais a Tratore é distribuidor recomendado de música para a América Latina, seu álbum pode estar liberado para venda e audição em menos de três dias após a aprovação do cadastro. Nas demais, dependendo do fluxo, pode demorar até 15 dias, se não houver uma data de lançamento estabelecida.

Por esse motivo, sempre sugerimos que o artista selecione um dia específico para que seu disco entre, ao mesmo tempo, em todas as plataformas digitais. Os títulos que possuem data tornam-se prioritários em relação aos demais e, caso tenham sido aprovados com uma semana de antecedência ou mais, certamente estarão disponíveis no dia desejado.

Em relação ao produto físico, o álbum pode ficar disponível na Loja Tratore a partir de dois dias depois da aprovação. Na Sambastore, para vendas fora do Brasil, o prazo é de 30 dias.

Nos primeiros 15 a 30 dias, as primeiras lojas e representantes interessados geralmente efetuam a aquisição inicial de peças. No entanto, não temos como garantir que determinado título estará em um ponto de venda a partir de uma data específica. A Tratore apenas encaminha produtos com pedido de compra. Dessa forma, cada peça sai do nosso estoque já vendida, sem a possibilidade de consignação.

É muito importante que o artista e sua equipe promovam o álbum o máximo possível na ocasião do lançamento. Quanto mais atenção o disco tiver na imprensa e junto ao público nas redes sociais, shows e plataformas digitais, mais cedo as lojas se interessarão por seu disco e o colocarão nos pontos de venda.

0 comentários:

LinkWithin