quarta-feira, 5 de outubro de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: TICO SANTA CRUZ

Por Paulo Carvalho



Tico Santa Cruz


Participei do debate ao qual se refere o cantor, músico e ativista das causas sociais Tico Santa Cruz.

Fiquei bastante impressionado com a desenvoltura do jovem e a segurança com que se expressa sobre estes temas.

Fiz alguns registros fotográficos do evento na Igreja Anglicana do Bom Samaritano em Boa Viagem e reproduzo aqui o texto de Tico Santa Cruz sobre a questão do racismo e particularmente do assassinato de jovens negros no Brasil. Parabéns as duas instituições que abriram espaço para um debate de tanta importância.

"Lindo registro ontem na Paróquia Anglicana do Bom Samaritano em Recife onde fui participar junto de um debate sobre o extermínio da Juventude Negra. Assunto que URGE em ter uma visibilidade diante do massacre que a população negra sofre e que continua muito restrito a pequenos espaços. 

Participei de quatro ações promovidas esse ano pela Visão Mundial e MJPOP - Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife. Todas com muitos presentes e com convidados que muito me ensinaram sobre o tema
Numa dela um jovem de um movimento negro perguntou: 

Mas por que o Tico Santa Cruz debatendo sobre extermínio da Juventude negra se é branco, Classe média e não tem a menor ideia do que é ser negro nesse país? 

A pergunta era pertinente! 

Respondi: 

Porque isso não deve dizer respeito apenas aos negros e sim a todos que entendem que é preciso cuidar e lutar por melhores condições de vida para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. 

Não é porque sou branco e não sofro com o Racismo que vou Ignorar quem sofre e morre por conta dele. Se tenho visibilidade como artista, por que não usar para algo que possa jogar luz num tema tão importante? 


Assim seguimos ao lado dos movimentos negros, não no sentido de assumir protagonismo numa causa a qual negros e negras conhecem na pele as consequências, mas na possibilidade de somar forças para que possamos debater políticas públicas que diminuam os impactos da violência que o povo pobre e negro sofre.

O racismo define quem vai viver e quem não vai. 
Quem vai ter oportunidade de emprego e quem não terá. 
Quem pode transitar pelas ruas tranquilo e quem
precisa estar sempre alerta para não ser violentado.

A banalização da morte de negros e negras no Brasil é preocupante, pois não recebe o mesmo destaque do que quando acontece com um Branco ou uma Branca de classe média ou rico. 

O fato é que é um assunto amplo e importante. Não podemos ignorar esse massacre. 

A luta continua." 

Tico Santa Cruz.


Vanessa Barbosa


O debate também teve a participação de Vanessa Barbosa, ativista do movimento negro, da luta pelos direitos da mulheres, e dos excluídos. Vanessa tem um belo e rico histórico de lutas nestas áreas.

A platéia notadamente de jovens negros de periferia, com a sua alegria, tocando instrumentos percussivos fizeram a festa ser mais animada.

O evento foi organizado pela Visão Mundial que atua no Brasil há mais de 40 anos, trabalhando com jovens carentes. A Igreja Anglicana acolheu os participantes.

No meu caso específico fui convidado pelo teólogo Izaias Torquato membro da igreja e da Visão Mundial. Torquato, é um grande batalhador, cristão, que tem se esforçado para melhorar a vida destes jovens vítimas de violência como mostram as pesquisas apontando para os altos índices de mortes entre jovens, principalmente negros.

1 comentários:

Tally Lima disse...

Gosto muito quando as pessoas entendem o Tico de verdade, pq muita simplesmente o conhece pelo que ele fala nas redes sociais e não dá nem a chance de ver ele ao vivo para saber com ele é de verdade. O conhecendo há tantos anos eu só o vejo crescendo mais a cada dia e se tem algo que nunca o pertenceu foi ficar em cima do muro! Parabéns pelos registros.

LinkWithin