quinta-feira, 15 de maio de 2014

ERICH CARDIA APRESENTA A TRILHA SONORA DO SEU LITORAL

Cosmopolita e de forte pegada pop, o cantor e compositor carioca chega "Pelo Litoral" apresentando um projeto que marca a sua inserção no mercado fonográfico

Por Bruno Negromonte



Existem trabalhos que são caracterizados pela verdade. Verdade esta que apresentam-se dos mais variados modos existentes cabendo ao ouvinte captá-la, filtrá-la e por fim chegar as suas respectivas conclusões acerca da mesma. No caso específico deste primeiro registro fonográfico de Erich Cardia é possível perceber no álbum essa característica. Nascido e crescido no bairro de Niterói, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor apresenta letras e melodias muito contextualizadas com o ambiente ao qual habitualmente frequenta. Como o próprio título do disco sugere, "Pelo Litoral" é pautado a partir de letras e canções impregnadas de sal e mar, que buscam a perfeita sincronia com o universo pop ao qual o álbum está imerso fazendo jus não apenas ao nome do projeto, mas também fundamentando de modo veemente a afirmação que dá início a este parágrafo. Oriundo de um ambiente excepcionalmente artístico – o pai, Wallace Cardia, é músico e produtor audiovisual; a mãe, Chrystiane Corrêa, é artista visual e pintora -, o jovem cantor e compositor soube muito bem tirar proveito dessa profícua atmosfera ainda em sua adolescência, particularmente a partir do ofício do pai, uma vez que aos 15 anos já estava compondo a sua primeira canção e começou a interessar-se de modo mais efetivo pela profissão. Recentemente Erich decidiu que já era a hora não apenas de dar vazão as suas ideias, mas também registrá-las. Para isso fez um apanhado de nove canções (todas de sua autoria) e as registrou nos estúdios Mega, Amadeu e Homestudio do Hiroshi, todos no Rio de Janeiro ao final de 2012. No entanto o álbum só foi lançado oficialmente em novembro de 2013, trazendo como resultado final um registro acrescido de peculiaridades que acabam demonstrando um artista na mais profunda e perfeita consonância com aquilo que acredita.



Em tom de liberdade, o álbum retrata muito do universo particular do cantor e compositor carioca a partir de toda a sua sonoridade presente. Evidencia-se no trabalho a influência de elementos advindos do Reggae, do Rock e de outros gêneros que condensados em letras e melodias imbuídas da chamada "onda Surf Music" acabam enriquecendo a arte Cardia  fazendo-o passar longe daquilo que temos por conceitual. Longe de esteriótipos, o músico soube bem em "Pelo litoral" desviar-se dos estigmas e dos padrões convencionais procurando apresentar ao longo das nove faixas que constituem o disco um conceito sonoro inovador, privilegiando de maneira bastante eclética os diversos elementos sonoros que regem as influências do artista. No entanto vale registrar que apesar das diversas influências o projeto apresenta-se coeso e regido por uma  uma unidade essencialmente pop sem perder sua autenticidade e direção. Isso pode ser atestado a partir de faixas como "Rio de Janeiro", que procura não apenas fazer uma ode à cidade na qual nasceu e até hoje vive, mas também mostrar um pouco do contexto social inerente a cidade. Algumas divagações do artistas são expostas através da balada "Surfando pelo litoral". O ritmo do reggae molda a romântica "Sinto a Paz Chegar" e dar corpo também a faixa "Na Vibe Positiva", composição que mostra que a autoestima é uma aliada incondicional do sucesso. Longe do conceitual, o leque de ritmos e gêneros presentes e evidenciados em "Pelo litoraldesdobram-se de um modo bastante abrangente, indo do Reggae ao Rock (como é o caso da faixa "Guerreiro") no entanto sem perder a unidade. Esse visgo dos ritmos pode ser observado em canções como "Não Demora Lá", que tem a proeza de trazer uma introdução que sugere os ritmos caribenhos no entanto desdobra-se em uma suingada balada. O disco ainda conta com as faixas "Legalize a Esperança", "O Prazer" e "Navio Pirata".

Tudo isso faz de "Pelo Litoral" um projeto estético e sonoramente atraente, e sem dúvida quem corrobora para que o disco traga em si estas características são nomes como Pedro Braga (guitarra e arranjos), Guilherme Narciso (contrabaixo), Wallace Cardia (bateria e produção musical), Andrea Negreiros (vocais), Hiroshi Mizutani (teclados e produção musical) e Alexandre Rabaço (mixagem e masterização). Outra característica que merece destaque no álbum é a parte gráfica, que contribui de modo harmonioso para o clima efusivo ao qual o disco deixa transparecer. Os responsáveis para isso são Patrícia Façanha (designer), Chrystiane Correa (pinturas) e o irrepreensível e conceituado Gringo Cardia, que assina o projeto gráfico assim como também as fotografias presentes no encarte. Artista ímpar, Gringo traz em sua vasta experiência o design de diversos álbuns dentro da música brasileira, como é o caso de "Paratodos" (álbum lançado por Chico Buarque em 1993); diversos álbuns da Maria Bethânia; "Com você meu mundo ficaria completo" (registro fonográfico lançado por Cássia Eller), entre outros conceituados nomes de nossa música.

Com arranjos meticulosamente bem elaborados e construídos de modo que possam atender ao contexto pop ao qual o álbum se propõe, Erich Cardia chega abordando os mais diversos temas contemporâneos de maneira arrojada e sem firulas, com uma sonoridade imbuída de verdade e de fé naquilo que faz e acredita. É desse modo que o jovem artista tem a oportunidade de mostrar ser um promissor alento para o combalido cenário pop nacional da atualidade. Isso acaba por fazer "Pelo Litoral" chegar não apenas como seu primeiro registro fonográfico, mas também como um disco que traz em seu bojo a busca e a evocação de uma condição plena de paz de espírito e boas energias, na medida em que suas letras expressam esse desejo abordando, de modo coerente, os mais variados temas. Sem sombra de dúvida, se há um adjetivo que sintetiza, caracteriza e chama a atenção daqueles que tem a oportunidade de navegar as ondas sonoras do artista carioca e que deixa-se imprimir ao longo de todo o álbum essa é a coerência. De maneira pertinente, o trabalho apresenta-se apesar das ricas influências sofridas pelo jovem artista em uma perfeita unidade sonora que chega como resultado de um envolvimento que transpassa aspectos como inspiração e composição. Isso talvez seja resultado da participação de Erich ao longo de todo o projeto, uma vez que como produtor, desenvolve, cria, conduz e participa inteiramente de cada processo do seu trabalho, seja em registros de estúdio como também na elaboração de arranjos e de repertório. Indicado recentemente ao Prêmio da Música Brasileira, este primeiro projeto de Erich Cardia chega não apenas em forma de registro, mas principalmente como prova documental de um artista nato, dono de um brilho próprio e cujo o sucesso é inevitável. 


Maiores Informações:

Site Oficial - http://www.erichcardia.com/






0 comentários:

LinkWithin