quinta-feira, 6 de novembro de 2014

MINEIRO RONALDO BASTOS DESCARTA PLÁGIO DE DAVID BOWIE QUANTO À FAIXA 'CAIS': ''NÃO EXISTE POLÊMICA''


Nova canção do britânico, 'Sue (Or in a season of crime)', foi comparada por crítica francesa à composição de Bastos em parceria com Milton Nascimento

Por Luiz Prisco


Parceiro de Milton Nascimento na criação de 'Cais', Bastos conta que recebeu mensagem de Maria Schneider, coautora da canção de David Bowie: '' falei que estava tudo bem''



O compositor Ronaldo Bastos descartou que David Bowie tenha plagiado sua canção 'Cais', parceria com Milton Nascimento. Depois que o cantor britânico lançou a faixa 'Sue (Or in a season of crime)', que estará na coletânea 'Nothing has changed', o periódico francês Le Monde publicou um artigo no qual apontava a semelhança entre as duas músicas.


O artigo, da crítica Véronique Mortaigne dizia: "É possível perceber ecos de Björk, de Scott Walker, de Robert Wyatt, de jazz, mas sobretudo uma melodia bastante conhecida dos amantes da música brasileira: 'Cais', do cantor Milton Nascimento, composta com Ronaldo Bastos em 1972".

Apesar das semelhaças entre as duas canções, Ronaldo Bastos afirma que nunca acreditou ou cogitou o plágio. "A Maria Schneider (compositora da canção junto de Bowie) me mandou um email de madrugada falando sobre o assunto. Prontamente eu respondi e falei que estava tudo bem", conta Bastos, em entrevista ao Correio Braziliense. O compositor também lembra que, em momento algum, ele e Milton Nascimento embarcaram na história.

Relembre 'Cais', de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos:


"O email dela não foi em resposta a nada que tenhamos feito. Não entramos nessa polêmica. Na verdade, não existe polêmica", enfatizou. O compositor revela que, ao comentar o assunto com Milton Nascimento, que recentemente esteve hospitalizado, o cantor mineiro gostou de toda a história e também não embarcou na polêmica.

0 comentários:

LinkWithin