terça-feira, 30 de dezembro de 2014

DUAS NACIONALIDADES FUNDEM-SE EM UMA SÓ PAIXÃO: A MÚSICA

Como uma ascendente cantora brasileira uniu-se a um dos mais conceituados percussionistas do mundo para mostrar ao mundo que a música não tem fronteiras.

Por Bruno Negromonte



A música é sem sombra de dúvidas a linguagem universal da humanidade, pois nela não existe barreira e o som que dela emana é o idioma mais fácil a ser assimilado e traduzido. Por tocar as almas, a música não precisa de de metodologias, lições ou intensivos para apreende-la, fazendo com que qualquer um a compreenda desde que interesse-se por isso. Sem fronteiras, a música transita nas mais distintas pairagens de modo único, emocionando as mais diversas nacionalidades e proporcionando encontros que só são possíveis através de uma linguagem que foge a dicionários, sintaxes, gramáticas ou de qualquer outro termo associado a questões linguísticas, pois trata-se da linguagem do som e do ritmo, que magicamente de modo uníssono faz-se capaz de transcender todas as nacionalidades através dos ouvidos. Partindo deste princípio faz-se plausível os mais distintos encontros musicais e culturais ao redor do planeta em sonoridades que teoricamente podem ser definidas até como hibridas, mas aos ouvidos de muitos o resultado em nada parece ter sido fruto de uma mistura. Exemplos de tal contexto não faltam se analisarmos os palcos ao redor do mundo e os mais diversos projetos fonográficos existentes no mercado. Agora, para agregar-se a tal contexto, eis que surge mais um, que de modo singular e garboso apresenta a união de uma cantora brasileira a um músico americano que juntos potencializam os seus respectivos talentos a partir de uma união extremamente profícua e necessária para dar um novo ânimo e vigor a tão combalida música de qualidade contemporânea. A união desses dois talentos pode ser atestada nos palcos ao redor do planeta a partir da apresentação do álbum "Talisman",  fruto de um encontro de almas musicais como bem definem este projeto.



De um lado, um instrumentista exitoso e conceituado nascido no Bronx, em Nova York, que é considerado um dos maiores percussionista de todos os tempos. De fama internacional, ao longo de décadas de carreira veio galgando o seu espaço e acabou por ganahr merecidamente por seu talento o respeito e a admiração de alguns dos maiores nomes da música mundial, tais quais Miles Davis e Paquito D'RiveraTendo participado de de inúmeras gravações o músico acabou tornando-se conhecido por sua versatilidade e profissionalismo tocando qualquer estilo musical de modo confortável. Em sua trajetória musical consta participações em turnês e gravações ao lado dos nomes já citados e de outros como Jorge Ben JorDavid BowieDJ LeSpam, Al JarreauTania MariaJames TaylorMick JaggerCeline DionDaniela MercuryMariah CareyQuincy Jones, George Benson, Brecker BrothersSpam Allstars, Sonny RollinsMichel Camilo entre outros conceituados músicos de renome mundial. Além de tais parcerias, conta com apresentações solos e a frente da Sally Tomato, banda criada por ele para prestar um tributo emocionante à música do músico de jazz latino Cal TjaderAgraciado com nomeações ao Grammy e considerado um dos maiores congueiros do mundo, o artista americano apresenta uma música que não se prende a rótulos e ritmos, adequando-se confortavelmente seja ele o rock, a música latina, o ritmo brasileiro, o new age, dentre outros. Filho do cantor Charlie Figueroaa primeira experiência profissional de Sammy veio quando ainda era estudante na Universidade de Porto Rico. Naquela época, Sammy era um dos fundadores do revolucionário grupo latino brasileiro RaicesAlém do seu trabalho como músico, Figueroa também foi produtor e participou de diversas produções de jazz e de world music importantes.

Já o outro personagem da história vem galgando espaços cada vez mais significativos de modo ascendente desde que iniciou aulas de canto lírico em Belo Horizonte em 2000. Dois depois começa a produção do seu primeiro de modo independente que viria a ser lançado no ano seguinte. Neste período a gravadora Putumayo descobre, por meio de um de seus pesquisadores, o trabalho de Glaucia e se interessa pela faixa "Lábios de Cetim", convidando-a para fazer parte da coletânea "Acoustic Brazil" ao lado de grandes nomes da MPB. O selo novaiorquino é considerado por como um dos mais importante da World Music. Em 2005 dá inicio a produção do seu segundo projeto fonográfico sob a batuta do produtor Sérgio de Carvalho. Com o título de "Bem Demais",  o disco revela uma intérprete imbuída de vigor e talento a partir de regravações como "Drão" (Gilberto Gil), "Pretensão" (Paulinho da Viola), "Canção para um Grande Amor" (Isabela Taviani), "Balanço Zona Sul" (Tito Madi); além destas o projeto ainda conta com uma canção inédita composta por Ivan Lins e que batiza o álbum. Em julho de 2007 inicia a gravação do seu terceiro CD, um projeto autoral e que  veio a ser lançado em fevereiro do ano seguinte com o título de "A vida num segundo". Nesta mesma época a sua gravação de "Lábios de Cetimé exibida nas mais diversas salas de cinema brasileiras a o filme "O Visitante" (que recebeu uma indicação ao Oscar 2009 na categoria melhor ator e que traz Nasser em sua trilha sonora). Em 2010 grava o CD "Vambora", atestando de uma vez por todas que a escolha pela música foi sem dúvida alguma a mais acertada. Uma opção que veio não apenas como uma realização pessoal e profissional, mas também como um alento a mais para boa música brasileira, arte esta que não deixa-se combalir graças a talentos como o da artista em questão, que preza e procura apresentar a qualidade como peça chave de seu trabalho.
Além de Glaucia nos vocais e Sammy na percussão e arranjos, o disco traz no rol de colaboradores deste projeto que une Brasil e Estados Unidos nomes como o do austríaco radicado no Brasil Michi Ruzitschka (guitarras e arranjos), Julio Falavigna (cajóns), Márcio Nigro (arranjos) Bernardo Aguiar (pandeiros), Chrystian Galante (percussões), o conceituado Chico Pinheiro (violões e guitarras), Fernando Rosa (baixos) e os vocais de Antônio e Clara Ito, Laura Cicerone, Manoela Gonçalves, Gabriel Dos Santos. O disco ainda conta com a participação de Bianca Gismonti (integrante do Duo Gismonti) no piano e no arranjo da faixa de sua autoria "E Quando Quero" (When I Want It); o disco ainda conta com mais oito canções: "Mandela" (Dedicated To Nelson Mandela) (composta pela cantora e compositora americana Anandi Gefroh, em parceria com Glaucia e Tiago Vianna"Encontro" (Enconter) (Chico Pinheiro), "Ilú-ayé (Terra de Vida)" (Earth Of Life) (Norvil Torquato Reis e Silva Silvestre David), "Talismã" (Talisman) e "Passos" (Steps) (de autoria do trio Alexandre LemosGlaucia e Tiago Vianna), "Boca de Siri" (Siri's Voice) (Paulo César de Carvalho e Chico Pinheiro); além de "Um Olhar de Flor(A View From Outside), assinadas por Paulo César de CarvalhoGlaucia e Tiago Vianna; e "Abrigo" (Shelter) composta à seis mãos por Jota VellosoGlaucia e Tiago Vianna.

"Talisman" chega como resultado de um perfeito equilíbrio entre dois vultosos talentos, atestando que na música o idioma predominante é o som. Longe de estigmas, a união de significativos talentos, faz do projeto algo peculiar pelo seu requinte e bom gosto. É um trabalho onde um grande nome da música mundial como Figueroa mostra, além de talento, a generosidade reservada aos grandes ao estender as mãos objetivando alavancar internacionalmente o nome de Nasser, promissora artista já conhecida pelo público brasileiro. Quando subiram no palco juntos pela primeira vem nos idos anos de 2010 na noite "Brasil Latino Jazz Night", talvez ambos não mensurassem que ali estava o cerne desta junção de desmedidos talentos que uniriam-se propiciando uma hibrida e envolvente sonoridade bastante equilibrada e que resultaria neste trabalho que tem um título mais que apropriado para tal união musical: "Talisman". Lançado pelo conceituado selo jazzístico Savant Records, o trabalho é caracterizado por uma sonoridade constituída por multi-influências, em uma combinação fabulosa composta pelos mais diversos ritmos. Não é à toa que tal projeto vem arrecadando elogios da crítica especializada, pois de modo exitoso e sensível soube unir uma das mais belas vozes da música brasileira atual com um dos melhores percursionistas do mundo nesta A fusão vigorante entre voz e percussão.



Maiores Informações:

Glaucia Nasser:

Site Oficial - http://www.glaucianasser.com.br/

Facebook (Página Oficial) - https://www.facebook.com/glaucianasser

Youtube - https://www.youtube.com/user/GlauciaNasser

Twitter - https://twitter.com/glaucianasser

Blogspot - http://glaucianasser.blogspot.com.br/

Myspace - https://myspace.com/glaucianasser

MACUCO PRODUÇÕES MUSICAIS
R. Fidalga, 182 - Vila Madalena - SP
Empresariamento: Juliana Funaro
55.11. 9632.27361
julianafunaro@macucoproducoes.com
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Izabela Bueno
+55 (11) 992 360 406
+55 (11) 957 766 608
izabelabueno80@gmail.com

Leticia Montalvo
leticia@tempestentertainment.com
Tempest Entertainment, Ltd.
P.O. Box 30193
New York NY 10011
(office) 212 645 1702
(mobile) 917 573 9359
Skype: leticiamontalvo
http://www.tempestentertainment.com



Sammy Figueroa


Facebook (Página Oficial) - http://www.facebook.com/SammyFigueroaMusic

Youtube - http://www.youtube.com/user/SammyFigueroaMusic

Twitter - https://twitter.com/SammyFigMusic

SAMMY FIGUEROA MUSIC
6538 Collins Avenue #295
Miami Beach FL 33141
Tel: 786 553 1634
info@sammyfigueroa.com

Europe Management & Bookings:
Ina Dittke
Ina Dittke & Associates
Tel: +44 1273 684714
US Tel: 305 762 4309
ina@inadittke.com

Bookings:
Steve Frumkin
JWP Agency
Tel: 330 405 9075
steve@jwpagency.com

Brazil Management & Bookings:
Neli Casimiro
Tel: 011 55 11 999 808 582
neli-casimiro@uol.com.br

0 comentários:

LinkWithin