sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

JOÃO PAULO ALBERTIM TOCA PERNAMBUCO

Formado pelo Conservatório Pernambucano de Música, João Paulo Albertim mostra-se como um dos promissores talentos da música pernambucana instrumental





João Paulo Albertim, cavaquinho de 5 cordas com formação “academicista” concebida no Conservatório Pernambucano de Música, veio para ficar no cenário artístico musical brasileiro como referência da boa música, não só como cavaquinista, mas também como exímio arranjador e compositor. Lançando seu CD João Paulo Albertim-Toca Pernambuco demonstra as possibilidades de combinações timbrísticas e estimula a inserção e a fusão de gêneros e ritmos musicais não muito conhecidos do grande público admirador da literatura do cavaquinho. O xote nordestino, o forró, o frevo de rua, a toada e o caboclinho (perré bumba) são exemplos disso. Fica claro nesse trabalho o domínio do instrumento e o cuidado com o acabamento nos arranjos e execuções.











CD ""


Textos das Músicas, ISRC e Ficha Técnica das Músicas.


01 - Seu Emiliano (João Paulo Albertim) ISRC:BR-35P-11-00002
Vivendo minha infância e adolescência entre Recife (PE) e União dos Palmares (AL), sempre estava com meu avô materno, João Emiliano (in memoriam), sentava num banquinho em frente à sua casa na cidade alagoana, escutando suas histórias e experiências de vida, e observava como ele era popular na cidade, pois todas as pessoas que passavam o cumprimentavam, chamando-o de "Seu Emiliano". A ele, com muito amor e saudade, dedico este Choro-Baião.


Arranjo: Paulo Arruda


Cavaquinho solo:João Paulo Albertim
Sax Soprano:Harvey Wainapel
Percussão Lucas dos Prazeres
Contrabaixo acústico:Paulo Arruda
Galho Seco
Viola Nordestina:Aristide Rosa
Cavaquinho Base:Braulio Pereira
Violão de 7 cordas:Bruno Pereira
Violão de 8 cordas:Ruben França
Pandeiro:João Victor








02 - Alabucano (João Paulo Albertim) – ISRC:BR-35P-11-00011
Os meus primeiros passos na música foram no Estado de Alagoas; depois, voltei para o Recife (PE), minha terra natal, e ingressei no Conservatório Pernambucano de Música, onde conheci muitos amigos e músicos. Fiz este forró por me considerar um "alabucano", metade alagoano e metade pernambucano, em homenagem a esses dois estados com grandes riquezas musicais e culturais que tanto amo.


Arranjo: João Paulo Albertim


Cavaquinho Solo e Base:João Paulo Albertim
Violão de 7 cordas:Pepê
Percussão Lucas dos Prazeres
Baixo Eletrico:Hélio Silva
Acordeon:Júlio Cesar














03 - Grandes Lições (João Paulo Albertim - Marco Cesar) ISRC:BR-35P-11-00005
Fiz a primeira parte deste Choro, e logo mostrei ao meu querido mestre Marco César, pedindo-lhe que fizesse a segunda parte. Ao término, coloquei o nome "Grandes Lições", em sua homenagem, porque ele dá lições de música e de vida aos seus alunos, com competência, firme caráter, seriedade, amizade e humildade.




Arranjo: Marco César


Cavaquinho Solo: João Paulo Albertim
Bandolim Solo: Marco Cesar
Violão de 7 cordas:Pepê
Percussão: João Victor
Quinteto da Paraiba
Violino 01:Yerko Tabilo
Violino 02: Marina Zenaide
Viola: Ronedilk Dantas
Violoncelo: Andreyna Dinoa
Contrabaixo Acústico: Xisto Medeiros




04 - Chão Batido (Alexandro Sobreira) – ISRC: BR-35P-11-00004
Composta em 2001, esta música de Alexandro Sobreira tinha recebido o nome de "Rio-Bahia", quando o compositor viajava por esses dois estados, ao lado da Orquestra Retratos do Nordeste. O nome veio ao final da temporada. 


Arranjo:Marco César


Cavaquinho Solo:João Paulo Albertim
Violão de 7 Cordas:Alexandro Sobreira
Percussão:Lucas dos Prazeres
Quinteto de Bandolins do Recife
Bandolim 1: Marco Cesar
Bandolim 2: Moema Macedo
Bandola:Maira Macedo
Bandolonvelo: Gilson Chacon
Contrabaixo Acústico: Paulo Arruda




05 - Caminhando nas Nuvens (João Paulo Albertim) – ISRC: BR-35P-11-00012
Para Rayame Sayonare, minha namorada, dedico esta Toada, que fiz no cavaquinho de 5 cordas. Ela reflete o meu sentimento por ela. Fui presenteado com um lindo arranjo do meu mestre Marco César e com a participação especial do Maestro Zé Gomes.


Arranjo:Marco Cesar


Cavaquinho de 5 Cordas: João Paulo Albertim
Piano:Zé Gomes
Percussão:Lucas dos Prazeres


06 - A Banda no Frevo (Marco César) ISRC: BR-35P-11-00006
Composto em 1978 em homenagem à Banda de Pau e Cordas (Grupo Popular da Cidade do Recife, característico de música nordestina). Originalmente escrito para instrumentos de cordas dedilhadas, recebeu um tratamento orquestral de frevo tradicional, com sopros, cordas e percussão, pelo maestro Spok.


Arranjo: Spok


Cavaquinho Solo: João Paulo Albertim
Sax Alto: Spok
Sax Tenor: Spok
Trompete:Fabinho Costa
Trombone:Marcone Tulio
Violão de 7 cordas e Cavaquinho Base: Pepê
Baixo Eletrico:Hélio Silva
Percussão: Dedê Simpatia
Batéria:Adelson Silva




07 - Toca Pernambuco (João Paulo Albertim - Adelmo Arcoverde) – BR-35P-11-00001 
A Orquestra de Cordas Dedilhadas "Retratos do Nordeste" é uma escola para mim. Através dela, conheci grandes amigos e músicos, um dos quais é o violeiro Adelmo Arcoverde, que fazia parte, juntamente com Marco César, da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, uma referência na música instrumental brasileira. Dessa parceria resultou o Baião em homenagem à "Retratos do Nordeste".


Arranjo: João Paulo Albertim e Rubem França


Cavaquinho Solo e Base:João Paulo Albertim
Violão de 8 cordas: Rubem França
Percussão Lucas dos Prazeres
Pandeiro:João Victor
Baixo Eletrico:Hélio Silva
Viola Nordestina:Adelmo Arcoverde


08 - Fé e Confiança (João Paulo Albertim) –ISRC:BR-35P-11-00003
Este Choro-Baião dedico a Deus, por todas as bênçãos e graças alcançadas em minha vida. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” (hb11.1). “Provai e vede que Deus é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (fl34.8).


Arranjo: João Paulo Albertim e Rubem França


Cavaquinho solo:João Paulo Albertim
Percussão Lucas dos Prazeres
Galho Seco
Violão de 6 Cordas:Aristide Rosa
Violão de 7 cordas:Bruno Pereira
Violão de 8 cordas:Rubem França
Cavaquinho Base:Braulio Pereira
Pandeiro:João Victor




09 - O Baú do Albertim (Marco Cesar) –BR-35P-11-00009
Composto em 2007 em homenagem ao cavaquinista João Paulo Albertim por ocasião de sua formatura no Conservatório Pernambucano de Música. Choro tradicional que recebeu um arranjo especial para 3 violões eruditos (6, 7 e 8 cordas), bandolim e percussão.


Arranjo: Marco Cesar


Cavaquinho solo: João Paulo Albertim
Bandolim: Marco Cesar
Violões de 6,7 e 8 Cordas: Guilherme Calzavara










10 - Sivucando (Ewerton Brandão) – ISRC:BR-35P-11-00010 
Ewerton Brandão (Bozó) já era um grande admirador de Sivuca desde a época em que começou a se interessar por música. Quando já era músico em 1986, conheceu o mestre pessoalmente através do bandolinista Rossini Ferreira. Tempos depois, resolveu prestar-lhe uma homenagem com este baião.


Arranjo: Bozó 7 Cordas(Ewerton Brandão)


Cavaquinho Solo e Base:João Paulo Albertim
Violão de 7 cordas: Bozó 7 Cordas(Ewerton Brandão)
Percussão: Lucas dos Prazeres
Triangulo:João Victor
Acordeon:Júlio Cesar












11 - Tirando o Fôlego (João Paulo Albertim - Rodrigo Samico) – ISRC:BR-ZG1-10-00008
Este foi o meu primeiro Choro, da época em que eu fazia parte do Grupo Arabiando. Fi-lo em parceria com meu amigo Rodrigo Samico. Valeu, Grupo!


Arranjo: Ricardo Freitas


Cavaquinho Solo e Base:João Paulo Albertim
Grupo Arabiando
Bandolim: Rafael Marques
Violão de 7 cordas A: Rodrigo Samico
Violão de 7 cordas B: Ricardo Freitas
Percussão:Tadeu Junior










12 – Coração de Mãe (Cláudio Souza) – ISRC:BR-35P-11-00007
Composta na década de 1970, em homenagem à sua genitora, Josefa Gomes de Souza, mãe extraordinária, pessoa inesquecível que fazia tudo pelos filhos. Conheci a valsa numa ida ao arquivo de partituras e fitas do professor Marco César, onde ouvi pela primeira vez solada por Cláudio Souza, com acompanhamento de Tosinho (pai de Marco César), que deu um depoimento valioso sobre o compositor. Na ocasião, senti a emoção das belas melodias dos grandes mestres. 


Arranjo: Fernando Rangel


Cavaquinho Solo :João Paulo Albertim
Violão de 7 cordas: Alexandro Sobreira
Oboé: Roberta Belo






13 - Agoniada (André Arcoverde - Adelmo Arcoverde) – ISRC:BR-35P-11-00008
Composto no início de 2011 em homenagem à esposa e mãe, Dulcinea Arcoverde, este frevo foi inspirado no gênero armorial para ser tocado por uma orquestra de pau e cordas, recebendo a influência do ritmo esquenta muié tocado pelas bandas de pífano, também conhecidas como zabumba, no interior do Nordeste.


Arranjo:Marco César


Cavaquinho Solo: João Paulo Albertim
Violão de 7 Cordas e Cavaquinho Base: Pepê
Bandolins 1 e 2: Marco Cesar
Bandola: Marco Cesar
Bandoloncelo: Rafael Marques
Viola Nordestina 1 e 2: Adelmo Arcoverde
Baixo Eletrico: Hélio Silva
Percussão: Lucas dos Prazeres
Surdo: Moacir Moraes




Caso queria podemos fazer uma entrevista sobre meu trabalho, e agradeço o espaço, fique com Deus, abs.


João Paulo Albertim
81-8828-7066
81-9941-2872

0 comentários:

LinkWithin