sexta-feira, 25 de setembro de 2015

MART'NÁLIA, 50 ANOS

Filha ilustre de Martinho da Vila, Mart'nália em 2015 completa meio século de vida e de samba.

Por Bruno Negromonte



Desde que se entende por gente Mart'nália vive o universo da música, e em especial, o do samba. Apesar de Martinho José Ferreira, seu pai, só ter lançado o primeiro disco quatro anos após o nascimento da primogênita, a música já habitava a casa do bamba havia muitos anos. E foi nesse contexto, onde todo mundo bebia e sambava que a pequena Mart'nália chegou em 1965. E é imbuída desta alegria e sonoridade que este ano a artista completa meio século de vida sempre envolta a esse contexto musical que contagia não apenas pela sonoridade, mas pela alegria que rege este ritmo tão brasileiro. Talvez seja esta a razão do sorriso perene no rosto da artista, pessoa que dificilmente ver-se  sem os dentes às amostras seja no palco ou fora dele. Cantora, compositora e percussionista, Mart'nália acumula em sua carreira a participação em diversos projetos especiais e acumula em sua discografia dez projetos fonográficos, sendo o primeiro lançado em 1987 e tendo como título o seu próprio nome. Neste álbum de estreia a artista carioca registrou canções da lavra de amigos como Nei Lopes, Paulinho da Viola, Maurício Tapajós, Paulo César Pinheiro, Mauro Duarte, Julio Costa, Arthur Maia entre outros. O disco sem muita repercussão não fez, naquele momento, o nome da cantora "acontecer" como ocorreria alguns anos mais tarde.

Tendo como marca registrada um irremediável sorriso no rosto, Mart'nália não se deixou abalar e continuou a exercer a função de back vocal na banda do pai, pois talvez já trouxesse consigo a inquebrantável certeza que o seu momento ainda estaria por acontecer como poderíamos atestar anos mais tarde. Uma década depois resolve investir na carreira solo novamente e lança o álbum "Minha cara", projeto que também chegou como comemoração dos quinze anos de profissionalismo da artista e vinte e sete de idade. Dando vazão ao seu lado compositora, o disco apresenta parcerias de Mart'nália com nomes como Viviane Mosé, Arthur Maia e Mombaça. Além disso, a artista também mostra sua faceta interpretativa ao fazer releituras de nomes como Cassiano ("Coleção"), Carlos Dafé ("Pra que vou recordar o que chorei"), Candeia ("A flor e o samba") e outros compositores da mais alta estirpe do mundo do samba.  É um álbum que faz jus ao título e que mostra uma artista já amadurecida se comparada ao seu debute fonográfico uma década antes. Enquanto Martinho da Vila completava três décadas de carreira apresentando o espetáculo 3.0 turbinado, a filha do cantor e compositor começava a se firmar como um dos mais expressivos nomes do samba, gênero este que pode ser considerado como marca maior da identidade cultural brasileira.


Daí em diante, principalmente a partir dos anos 2000, a carreira solo de Mart'nália deslanchou e a fez firmar-se como um dos principais expoentes da samba contemporâneo a partir de trabalhos como "Pé do meu samba" (2001), "Menino do Rio" (2005), "Mart'nália ao vivo" (2004), "Mart'nália em Berlim ao vivo" (2006), "Madrugada" (2008), "Mart'nália em África ao vivo" (2011), "Mart'nália em samba!" (2015) e "Não tente compreender" (2013) (álbum que conta com a produção do cantor e compositor alagoano Djavan). Nestes álbuns a cantora traz antológicas interpretações dos mais distintos nomes da música popular brasileira tais quais Djavan, Moska, Chico Buarque, Arlindo Cruz, Caetano Veloso, Luiz Melodia, Dona Ivone Lara, Roberto Ribeiro, Sérgio Sampaio, Ana Carolina, Adoniran Barbosa, Monarco, Marcelo Camelo, além é claro, de canções da lavra do pai, Martinho da Vila. Nestes trabalho além de firmar-se como intérprete, Mart'nália também mostra composições de sua lavra que caíram no gosto de seus fãs e que, em muitas apresentações, mostram-se indispensáveis. A exemplo pode-se citar "Benditas" (parceria com Zélia Duncan), "Entretanto" e "Chega" (ambas em parceria com Mombaça). Desse modo, a cantora e compositora mostra-se por inteiro, firmando-se no samba, mas passeando pelos mais distintos gêneros dentro da música indo de Bob Marley a Lula Queiroga com a mesma desenvoltura. Resta-nos, como fãs e/ou admiradores do seu sorriso franco e espontaneidade, desejar-lhe mais meio século de música. Parabéns Mart'nália!



Discografia Oficial



Mart'nália (1987)


Faixas:
01 - Nunca mais
02 - O preço do amor
03 - Para um amor no Recife
04 - Mais consideração
05 - Amor roubado
06 - Luxuosos transatlânticos
07 - Cordas e correntes
08 - Nova era
09 - Na mão de Deus
10 - Nós os foliões
11 - Fogo e mágoa
12 - A última estrela

Minha cara (1997)


Faixas:
01 - Não me balança mais
02 - Contradição
03 - Pra que vou recordar o que chorei
04 - Grande amor
05 - Conto de areia
06 - Minha cara
07 - Coleção
08 - A flor e o samba / Parei na sua
09 - Tentação
10 - Entretanto
11 - Calma
12 - O samba é a minha escola




Pé do meu samba (2001)

Faixas:
01 - Filosofia
02 - Novos tempos
03 - Samba é tudo
04 - Mulata no sapateado
05 - Tempo feliz
06 - De amor e paz
07 - Viajando
08 - Poema do adeus
09 - Pé do meu samba
10 - Meiga presença
11 - Beco
12 - Molambo
13 - Chega
14 - Per Omnia Saecula Saeculorum Amen

Mart'nália ao vivo (2004)

Faixas:
01 - Beco
02 - Pé do meu samba
03 - Novos tempos
04 - Entretanto
05 - Benditas
06 - Calma
07 - Molambo
08 - Celeuma
09 - Contradição
10 - Tudo menos amor / Sob a luz do candeeiro
11 - Para um amor no Recife / Preciso me encontrar
12 - Nó na madeira / Alguém me avisou
13 - Sonho meu / Todo menino é um rei / Vazio
14 - Chega





Menino do Rio (2005)

Faixas:
01 - Pra Mart'nália 
02 - Nas águas de Amaralina
03 - Só Deus é quem sabe
04 - Menino do Rio / Estácio, Holly Estácio
05 - Cabide
06 - Boto meu povo na rua
07 - Sem perdão a vida é triste solidão
08 - Soneto do teu corpo
09 - Pretinhosidade
10 - Essa mania (Rest la maloya)
11 - Pára comigo
12 - Casa 1 da vila
13 - Casa da minha comadre
14 - São Sebastião
15 - Origem da felicidade 


Mart'nália em Berlim ao vivo (2006)

Faixas:
01 - Pra Mart'nália
02 - Nas águas de Amaralina
03 - Menino do Rio / Estácio, Holly Estácio
04 - Essa mania (Rest la maloya)
05 - Cabide
06 - Boto meu povo na rua
07 - Benditas
08 - Celeuma / Fato consumado
09 - Entretanto
10 - Pretinhosidade
11 - Pé do meu samba
12 - Renascer das cinzas / Renascer das cinzas
13 - Casa 1 da vila / Tiro ao Alvaro / Formosa
14 - Alguém me avisou / Sonho meu
15 - Todo menino é um rei / Vazio
16 - Chega
17 - Sem compromisso / Deixa a menina
18 - Estácio, Holly Estácio 



Madrugada (2008)

Faixas:
01 - Alívio
02 - Tava por aí
03 - Deu ruim
04 - Ela é minha cara
05 - Não encontro quem me queira
06 - Sai dessa
07 - Batendo a porta
08 - Fé
09 - Angola
10 - Alegre menina
11 - Sem dizer adeus
12 - Tom maior
13 - Don't worry, be happy! 


Mart'nália em África ao vivo (2011)


Faixas:
01 - Cabide
02 - Alívio
03 - Pára comigo
04 - Ex amor / Disritmia
05 - Angola
06 - Essa mania (Rest la maloya)
07 - Muxima / Mudiakime
08 - Tava por aí
09 - Deu ruim
10 - Conto de areia
11 - Batendo a porta
12 - Mulheres
13 - Fé
14 - Don't worry, be happy!
15 - Brasil pandeiro
16 - Kizomba a festa da raça
17 - Ela é minha cara 


Não tente compreender (2013)

Faixas:
01 - Namora comigo
02 - Surpresa
03 - Daquele jeito
04 - Depois cura
05 - Que pena, que pena...
06 - Não tente compreender
07 - Itinerário
08 - Reversos da vida
09 - Serei eu?
10 - Eu te ofereço
11 - Os sinais
12 - Demorou
13 - Zero muito
14 - Vai saber 


Mart'nália em samba! (2015)

Faixas:
01 - Peço a Deus
02 - Mas quem disse que eu te esqueço // Acreditar // Sorriso negro
03 - Coração em desalinho
04 - Casa 1 da vila
05 - Volta por cima // Saudosa maloca
06 - Maracangalha
07 - Chiclete com banana
08 - Quero ver quarta-feira
09 - Quem te viu quem te vê
10 - Pra quê chorar
11 - Feitiço da Vila
12 - Saigon
13 - Um dia desses
14 - Carol ou Clarisse
15 - Avião
16 - Samba a dois
17 - Beija, me beija
18 - Casa de bamba // Segure tudo
19 - Nhem nhem nhem // Madalena do Jucú
20 - Chega
21 - Sinto lhe dizer
22 - Tem juízo, mas não usa

0 comentários:

LinkWithin