sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Quando a trilha sonora de "Eu, Tu, Eles" foi lançada em maio de 2000, Gilberto Gil já estava finalizando o projeto "Gil & Milton" com Milton Nascimento

Por Marcelo Fróes


As Canções de Eu, Tu, Eles (2005)


A turnê forrozeira de Gil foi imediatamente iniciada e também gravada para futuro álbum ao vivo, pois no início do segundo semestre Gil já precisaria se dedicar ao lançamento de "Gil & Milton" e à turnê que os dois fariam.


"A turnê com Milton atrasou por dois meses por causa de problemas que ele teve com a voz após shows no exterior", conta Gil – que aproveitou as datas reservadas para shows da dupla para fazer uma turnê instantânea com Maria Bethânia. Durante aquele segundo semestre de 2000, Gilberto Gil preparava a turnê com Milton com um show ensaiado; cumpria a agenda com shows montados com Maria Bethânia, e continuava a turnê de "Eu, Tu, Eles".


Três shows diferentes, que se alternavam semanalmente.

Em agosto de 2000, Gil fez uma histórica apresentação na Feira de São Cristóvão – tradicional reduto nordestino no Rio de Janeiro. "Andrucha fez então um documentário sobre a turnê, que torna-se um produto irmão – tanto de ‘Eu, Tu, Eles’ quanto de São João Vivo!, lembra Gil. "Ele aproveitou a turnê para ir lançando seu filme em cada praça e foi registrando tudo num documentário.

Então este projeto é uma trilogia que se fecha em 2002, com o lançamento do documentário ‘Viva São João’", define.

A turnê com Milton finalmente estreou no Canecão (RJ) em novembro de 2000, após o que, a dupla percorreu o país e encerrou os trabalhos com últimas temporadas em São Paulo e no Rio. Aí sim Gil pôde entrar em estúdio para preparar o CD São João Vivo!, realizando alguns overdubs em seu estúdio Geléia Geral (Leblon, RJ) em abril de 2001. O disco saiu para o novo inverno forrozeiro de 2001, quando Gil realizou um arraial em pleno Aterro do Flamengo – com participação de Elba Ramalho, Margareth Menezes e Alexandre Pires – e partiu numa viagem em busca de suas origens musicais, para narrá-las no especial "Viva São João".

São João Vivo! é uma boa continuação ao tributo a Luiz Gonzaga, posto que oferece mais músicas de seu repertório – além, naturalmente, de registrar ao vivo músicas gravadas na trilha de "Eu, Tu, Eles". Podemos destacar o medley de Baião (Gonzaga) com De Onde Vem o Baião (Gil), além das novas versões de Gil para Lamento Sertanejo, Refazenda, Eu Só Quero Um Xodó e Madalena. Gil volta a cantar Respeita Januário e Vem, Morena, que ele gravara em 1978 e 1984, respectivamente, além de interpretar Cajuína – de Caetano Veloso.

PS: Pouco após o lançamento de São João Vivo!, foi lançada – para venda exclusiva numa grande loja – uma edição
especial que oferecia como bônus a versão acústica de Esperando na Janela.


Faixas:
01 - Óia Eu Aqui de Novo (Antônio Barros)
02 - Baião da Penha (Guio de Moraes)
03 - Esperando na Janela (Targino Gondim - Manuca Almeida
 - Raimundo do Acordeon)
04 - Juazeiro (Luiz Gonzaga
 - Humberto Teixeira)
05 - Último Pau-de-Arara (Venâncio
 - Corumba - José Guimarães)
06 - Asa Branca (Luiz Gonzaga
 - Humberto Teixeira)
07 - Que Nem Jiló (Luiz Gonzaga
 - Humberto Teixeira)
08 - Assum Preto (Luiz Gonzaga
 - Humberto Teixeira)
09 - Pau-de-Arara (Luiz Gonzaga
 - Guio de Moraes)
10 - A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga
 - Zé Dantas)
11 - O Amor Aqui de Casa (Gilberto Gil)
12 - As Pegadas do Amor (Gilberto Gil)
13 - Lamento Sertanejo (Gilberto Gil
 - Dominguinhos)
14 - Casinha Feliz (Gilberto Gil)

0 comentários:

LinkWithin