quinta-feira, 13 de outubro de 2016

EDIÇÃO BRASILEIRA DA 'BILLBOARD' ELEGE OS ARTISTAS NACIONAIS MAIS COMPLETOS

Caetano Veloso durante show em Paris, em setembro


Quem é o maior nome na música brasileira?

Para chegar a uma resposta, a edição brasileira da revista "Billboard" chamou 12 críticos e profissionais da música, que votaram no músico mais completo na história —Caetano Veloso é o primeiro da lista.

Os membros do júri deram notas de zero a dez para sete quesitos de cada artista: voz, presença de palco, capacidade de reinvenção na carreira, carisma, quantidade de hits, versatilidade e relevância da obra. A partir dos resultados, a publicação chegou a 50 artistas. A lista foi divulgada na quarta (21), no site da "Billboard".

Marcos Lauro, editor da versão brasileira da "Billboard", considerada uma referência no universo da música, diz que é uma surpresa ter Elis Regina em quinto lugar. "Ela morreu em 1982, já faz um certo tempo, e mesmo assim o que ela fez teve força suficiente pra ser bem votado e chegar num top 5."

Outra surpresa foi Chico, apenas na sétima posição. "Ele é um artista multimídia e esse é um dos quesitos —atua ou atuou na música, literatura, teatro... A versatilidade é muito grande, mas não foi capaz de alavancá-lo", diz.

"A menor média dele foi em 'capacidade de reinvenção' —ou seja, as pessoas têm em mente que a carreira dele, apesar de ter uma excelência, não precisou de reviravoltas. Isso derrubou a nota geral."

Lauro comenta ainda que esperava, nas dez primeiras posições, mais pop e artistas mais jovens. "A mais nova —viva— do top 10 é a Rita, com 68 anos. Eu esperava Ivete ou Anitta aparecendo entre as 10. Ivete é a maior artista do país no momento, é versátil, canta muito. Teria todos os quesitos para estar entre os dez. Anitta canta, atua, faz TV... Também é completa, nesse sentido."

A lista dos 50 nomes está no site da "Billboard Brasil", em billboard.com.br.

Veja os dez primeiros do ranking:
Caetano Veloso
Gilberto Gil
Ney Matogrosso
Rita Lee
Elis Regina
Jorge Ben Jor
Chico Buarque
Tim Maia
Raul Seixas
Maria Bethânia

0 comentários:

LinkWithin